Ouça ao vivo
No ar agora

Infarto, AVC e o medo de se exercitar

Corpo Cabeça Coração com Renata Veneri
14:25 02.10.2024
Autor

Corpo Cabeça Coração com Renata Veneri

Jornalista
Bem viver

Infarto, AVC e o medo de se exercitar

A prática regular de atividade física é um fator de proteção para a saúde cardiovascular

Novabrasil - 02.10.2024 - 14:25
Infarto, AVC e o medo de se exercitar
Foto: Montagem.

O sedentarismo e suas consequências são fatores de risco para doenças cardiovasculares como infarto e AVC. Se você não gosta muito de se mexer e também tem medo de começar, veja só o que diz o médico do HCor, Dr. César Jardim.

“Para as pessoas que têm receio, medo de fazer, nossa função é desmistificar essa impressão. É preciso entender a atividade física como aliada, seja na forma de prevenir a doença cardiovascular, seja na forma de prevenir os fatores de risco, seja na forma de tratar os fatores de risco uma vez instalados. Quem faz exercício tem mais facilidade para parar de fumar, tem mais facilidade para perder peso – o que vai contribuir no combate à obesidade -, melhora seu nível de pressão arterial, melhora as taxas de triglicérides, colesterol e glicose”.

Segundo o cardiologista, atividade física é um santo (e gratuito) remédio! “Se a gente for entender como uma medicação, a atividade física é perfeita, porque muitas vezes pode não custar nada e é uma medicação que vai tratar e influenciar de forma benéfica ‘n’ fatores de risco que estão envolvidos com a doença cardiovascular”.

O que os estudiosos, pesquisadores e a própria Ciência mostram é que quanto mais informação, mais capacidade de lidar de forma tranquila e eficaz com a nossa própria saúde. Para o Dr. César Jardim, a conscientização das pessoas sobre causas e principalmente sobre prevenção é a arma mais poderosa para combater as doenças cardiovasculares – e todas, em geral. É fundamental repetir que prevenir os fatores de risco é algo que está nas mãos de cada um de nós.

“Via de regra essas doenças cardiovasculares estão relacionadas aos fatores de risco: obesidade, tabagismo, sedentarismo, colesterol e/ou triglicérides elevado, pressão elevada, presença de diabetes… E muitos desses fatores, numa fase inicial, não mostram nenhum sintoma. Muitas vezes a conscientização de que isso está mais relacionado à mais doença cardiovascular é o que faz com que o paciente vá verificar sua pressão, vá fazer um exame de sangue, conheça a sua condição e possa controlar tudo isso para diminuir os riscos de desenvolver uma doença cardiovascular. Esses fatores de risco são os que estão ao nosso alcance para poder controlar e diminuir a probabilidade de doença cardiovascular. Vale lembrar que ninguém está ficando mais novo, então a idade, ao longo do tempo, pesa como fator de risco também”.

Legal. Você já entendeu que precisa adotar uma rotina saudável. Mas por onde começar? Uma simples avaliação clínica já te mostra em que situação você se encontra, se tem alguma doença crônica, se tem algo que esteja chamando atenção, se será necessário incluir exames mais específicos no seu check-up. Dr. César Jardim reforça aquilo que todos nós já sabemos: atividade física é fundamental!

“Ninguém precisa virar atleta de um momento para o outro. Uma simples caminhada, uma simples atividade física que envolva peso, pilates, tudo é válido, interessante e vai contribuir para você ter incentivo, para melhorar fatores de risco, para controlar e para diminuir a presença e a incidência de doença cardiovascular”.

CONFIRA ABAIXO:

SERVIÇO:

Você pode conferir a série especial no ar, às 5h55 da manhã, no site e no canal da Novabrasil, e também no meu canal e nas minhas redes sociais:

Canal Corpo Cabeça Coração: https://www.youtube.com/@RenataVeneri
Instagram: https://www.instagram.com/rveneri/

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

AVC Colunista Infarto medo de se exercitar Renata Veneri Série
< Notícia Anterior

Bruna Henares: "Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?"

02.10.2024 14:11
Bruna Henares: "Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?"
Próxima Notícia >

'Cinema Novo Brasileiro': saiba o que é e como ele influenciou a MPB

02.10.2024 15:03
'Cinema Novo Brasileiro': saiba o que é e como ele influenciou a MPB
colunista

Corpo Cabeça Coração com Renata Veneri

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business