Vanessa Pedrosa: “O poder das desculpas”
Vanessa Pedrosa: “O poder das desculpas”
Reconhecer erros e aprender a se desculpar é muito importante para a saúde dos relacionamentos pessoais e profissionais
Hoje eu quero entrar no espírito olímpico. Nós estamos acompanhando os atletas brasileiros disputando diversas competições, ganhando, perdendo, e sempre dando um show de profissionalismo, dedicação e de disciplina em nome do esporte.
Também vimos alguns atletas pedirem desculpas por não alcançarem a tão sonhada medalha.
Todos nós sabemos o sabor amargo de uma derrota ou de um erro cometido que nos prejudicou e que também pode ter prejudicado outra pessoa.
É minha gente, somos humanos e erramos! Por isso, precisamos aprender a pedir desculpas.
As pessoas que foram magoadas ou humilhadas muitas vezes esperam um pedido de desculpas. Quando esse pedido demora ou não chega, uma série de problemas de relacionamento, profissionais e de imagem acontecem. O pedido de desculpas deve ser feito para reparar o erro ou um dano causado a alguém e precisa restaurar a percepção de dignidade, confiança e senso de justiça.
Então, você sabe o que torna o pedido de desculpas eficaz?
A Dra Marsha Wagner de Columbia University cita os 5 passos das desculpas: reconhecimento, responsabilidade, remorso, restituição e repetição.
Você precisa reconhecer que cometeu um erro, colocar em suas palavras esse erro. Assim: “Eu reconheço que eu errei com você quando falei em um tom de voz alterado e grosseiro.”
Quando você assume a responsabilidade, você reconhece que causou um dano ou uma ofensa a uma pessoa ou relacionamento e pode inclusive dizer o que sente em relação ao erro. Exemplo: “Eu não deveria ter feito isso. Fui grosseira e mal-educada e me arrependo disso. Estou envergonhada.”
Em seguida, você pode se comprometer a não repetir o mesmo erro ou ofensa e combinar ações quando estiverem em situações difíceis.
Você mostra que é capaz de se corrigir e de melhorar seu comportamento. Você pode dizer: “Eu me comprometo a ser mais vigilante no meu tom de voz e nas palavras. Quando eu não estiver bem, vou tentar ficar mais calma e atenta e dizer que não estou bem.”
Você também tem a oportunidade se explicar, dizer por que agiu dessa forma, sem colocar a culpa em outras pessoas. Mas tome cuidado! Uma explicação ou justificativa é arriscada, porque mostra que você está se defendendo ou que você está dando uma desculpa para um mau comportamento. Uma explicação só é eficaz se combinada com todos os elementos acima.
Muitas vezes, um pedido de desculpas pode ser o primeiro passo para uma melhor compreensão de uma situação ou relação danificada. Compartilhe com a pessoa os valores relativos ao comportamento apropriado.
Ah! Existe também o fator tempo. Um pedido de desculpas atrasado é considerado uma oportunidade perdida.
Mas quero te lembrar que um pedido de desculpas quando não é sincero pode causar ainda mais estragos. A sinceridade é percebida pelo tom de voz, pelo olhar, pela linguagem corporal e pelas palavras escolhidas.
Antes de abrir a boca, faça uma análise do que sente e pensa para estar alinhado com o que falar.
Às vezes, conversar antes com alguém isento da situação te ajuda a perceber melhor seu papel e seu comportamento.
Retomando o espírito olímpico, os nossos atletas não nos devem desculpas por não conseguirem uma medalha. Sem querer romantizar, acredito que as pessoas que chegaram lá para os jogos Olímpicos deram o seu melhor. São os melhores dos melhores e já são campeões por isso.
Para eles, desejo que aproveitem o momento. Deve ser incrível aquela energia em nome da paz, da integração e união entre os países.
Sucesso a todos.