Vanessa Pedrosa: “O constrangimento de ser gravado sem autorização”
Vanessa Pedrosa: “O constrangimento de ser gravado sem autorização”
Incidente no vôo trás à tona várias questões relevantes sobre comunicação profissional e comportamento ético; entenda
Viralizou nas redes sociais e um vídeo de uma mulher ofendendo e tentando constranger uma passageira em um vôo exigindo que ela cedesse a poltrona dela para uma criança.
Hoje, sabemos que a maior parte dos assentos de um vôo são pagos. Se você acredita que precisará de um assento específico, é necessário providenciar essa reserva com antecedência. Essa regra vale para todos os passageiros, então, sabemos que a passageira ofendida estava no direito dela.
Agora, nosso foco aqui é no comportamento. Virou moda causar confusão em avião. Avião é um lugar muito pequeno, pouco espaço onde você passará entre alguns minutos a algumas horas e é necessário que as pessoas se preparem para esse momento. Conviver em um espaço tão pequeno exige civilidade. Se você não é capaz, evite esse tipo de lugar.
Agora, vamos avaliar os prejuízos na imagem de uma pessoa que se acha cheia de razão a ponto de colocar nas redes sociais a imagem de outra pessoa com ofensas e exigências.
É a lacração é infinita, mas tem seu preço. Esse tipo de atitude impacta negativamente sua imagem pessoal e profissional por muito tempo. Você não pode esquecer que a comunicação é instantânea e você tem que usar com muita responsabilidade considerando que você vai impactar a vida de outra pessoa, além da sua.
Um dos pilares dessa responsabilidade é reconhecer que nossos direitos individuais encontram limites nos direitos de outras pessoas. Eu cresci escutando uma frase da minha mãe que é: seu direito termina onde começa o de outra pessoa. Ou, o direito de outra pessoa começa onde termina o seu.
O incidente no vôo trás à tona várias questões relevantes sobre comunicação profissional e comportamento ético, especialmente em ambientes públicos e digitais.
CONFIRA ABAIXO:
Respeito aos Direitos Individuais e Privacidade
Em qualquer situação, seja em um ambiente profissional ou público, você tem que respeitar os direitos individuais, incluindo o direito à privacidade. Gravar alguém sem consentimento, especialmente em um contexto de confronto, pode ser uma violação desses direitos.
Esse tipo de comportamento compromete a privacidade da pessoa envolvida e pode ter implicações legais. A pessoa pode ter que responder processo por essa bobagem.
Impacto na Imagem Pessoal e Profissional
Quando uma pessoa age de forma agressiva ou desrespeitosa, ela cria uma imagem negativa para si mesma, tanto pessoal quanto profissionalmente. Uma atitude ofensiva pode manchar a reputação de alguém e afetar futuras oportunidades profissionais, já que as empresas valorizam a capacidade de gerenciar conflitos de maneira respeitosa e ética.
Se você acha que está certo ou certa, pense antes de fazer esse tipo de bobagem.
Aproveitando: se você observar a tranquilidade da passageira ofendida, eu quero dar os parabéns para ela. Muito calma e não comprou o problema. A atitude infeliz da passageira mimada querendo mimar a própria filha não mudou em nada a atitude da outra. Ela manteve a confiança de quem está no seu direito sem responder as ofensas.
E quero ainda lembrar que a palavra do ano escolhida pelo dicionário OXFORD foi Brain rot. O que significa podridão cerebral. Está relacionado a quantidade de bobagens que assistimos nas redes sociais e causam uma série de transtornos mentais e ansiosos.
Pensando sobre isso, podemos considerar que uma mãe que usa a rede social para expor outra pessoa diante da filha pode estar também sendo um péssimo exemplo para sua própria família. Aprender sobre respeito do seu espaço e respeito aos outros em um mundo tão lotado de gente, é educação desde pequeno.
Temos que ser exemplos de respeito e ética para nossos filhos ara evitar consequências negativas, mas também para promover um ambiente harmônico e profissional e social.