
Problemas de interpretação de texto desafia a comunicação moderna

Problemas de interpretação de texto desafia a comunicação moderna
Muitas vezes, um desentendimento nasce não das palavras em si, mas da interpretação que delas se faz; entenda


Hoje vou falar sobre interpretação de texto que é um grande desafio pra todo mundo. Interpretar e ser interpretado. Muitas vezes, um desentendimento nasce não das palavras em si, mas da interpretação que delas se faz, gerando comunicações distorcidas, conclusões precipitadas e um impacto negativo na reputação e nos julgamentos.
O ato de interpretar um texto envolve mais do que simplesmente ler palavras. É preciso entender o contexto, o tom e a intenção por trás da mensagem. Essa vontade de julgar e dar opinião em tudo que ouvimos e escutamos que nos esquecemos de entender.
Ontem, escutando um vídeo em uma plataforma de notícias, escutei a seguinte frase: “A esposa afirma que não estava com o José porque naquela noite dormiu na casa da sua mãe.” Muitos comentários abaixo da notícia deixavam claro que as pessoas não haviam entendido a frase.
A dúvida era sobre quem dormiu na casa da mãe. É falta de interpretação e atenção. Antes de mostrar sua valiosa opinião, entenda primeiro. Se dê a chance de duvidar do que escutou.
Mas tem solução. Você pode considerar que não entende tudo que escuta e lê, e pode corrigir seu comportamento. Minhas sugestões, para diminuir os riscos de interpretação errada são:
Veja também:
- Leia atentamente o que está na sua frente. Leia devagar, duvide do que entendeu e cheque sua compreensão.
- Você também precisa contextualizar informações: Busque compreender o contexto em que a mensagem foi criada. Considerar fatores como o histórico do autor e o propósito do texto pode trazer mais clareza. Especialmente, quando os ânimos estão abalados em uma conversa.
- Outra atitude inteligente é perguntar e confirmar antes de tirar conclusões.
- E para finalizar, pratique a empatia: Tente ver a mensagem a partir da perspectiva do autor e dos outros envolvidos para evitar julgamentos pessoais precipitados.
Reconheça que você é a pessoa responsável pelo que entende, facilite sua vida e a dos outros. E pare de passar vergonha na internet escrevendo qualquer bobagem com julgamento errado.