Ouça ao vivo
No ar agora

Desmistificando a confusão entre assertividade e agressividade

Voz e Conexão com Vanessa Pedrosa
16:25 04.07.2024
Autor

Voz e Conexão com Vanessa Pedrosa

Fonoaudióloga e especialista em Comunicação para lideranças corporativas
Comunicação

Desmistificando a confusão entre assertividade e agressividade

A habilidade de se comunicar de forma assertiva, apesar de essencial para homens e mulheres, é um desafio ainda maior no universo feminino

Novabrasil - 04.07.2024 - 16:25
Desmistificando a confusão entre assertividade e agressividade
Foto: Divulgação.

A principal diferença entre assertividade e agressão é você conseguir dizer o que precisa e considerar o que o outro sente e pensa ao mesmo tempo.

Algumas pessoas podem acreditar que ser assertivo equivale a ser rude. No entanto, expressar claramente suas opiniões e necessidades não é o mesmo que falta de boas maneiras.

Eu separo em duas modalidades a assertividade. As mensagens que você transmite e a forma que você fala.

É possível dizer uma frase muito assertiva, mas de maneira rude. Quando isso acontece a assertividade não é percebida. Da mesma forma, uma frase dita em tom educado, mas com uma mensagem carregada de agressividade não é assertiva.

Ano passado eu apliquei um questionário para uma pesquisa que fiz para o Congresso da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, para testar a percepção de assertividade em 82 executivos entre homens e mulheres. 74,3% desses profissionais se reconheciam como assertivos.

Porém, apenas 42,3% estavam dentro dos limites da assertividade e 40% foram classificados como agressivos. Os outros 17% eram inassertivos ou passivos. Com resultados equilibrados para homens e mulheres. Isso significa que todos devem investir em uma comunicação mais assertiva.

Porém, as mulheres se queixam mais que os homens de serem percebidas como grossas quando são assertivas e a causa está na percepção machista masculina.
Quando os homens são francos, e falam na lata, não são criticados.

Mulheres, quando agem da mesma forma são tidas como mandonas ou agressivas. Se aumentam a voz são tidas como descontroladas.

De outra forma, mulheres que não se posicionam, não conseguem ser assertivas nas reuniões de trabalho, não são valorizadas e nem promovidas. Que difícil, não é?
Um estudo publicado na Psychological Science chamado Can Women get ahead? Que significa: As mulheres podem progredir?, confirmam a percepção de que as mulheres que não se posicionam não são promovidas, e que as mulheres que são assertivas e que se autodefendem sofrem reações negativas de outras pessoas, porque são vistas como assustadoras, antipáticas.

Tudo isso acontece porque vivemos ainda expectativas sociais antigas. Mulheres não podem ter voz, devem falar baixo e só falar quando um homem deixar que ela fale.

Ainda vivemos em um ambiente com falta de igualdade profissional e que deverá ser superado aos poucos e com muito trabalho de todos. Então, trouxe aqui maneiras práticas para sermos mais assertivas no trabalho.

  1. Invista na sua assertividade e aprenda a responder quando alguém no seu ambiente de trabalho usar isso em tom de crítica. Verbalize que você está sendo assertiva e explique a diferença.
  2. Pare de usar linguagem suave para se proteger do risco. Assertividade não é algo negativo.
  3. Prepare seus discursos em conversas difíceis para garantir sua assertividade sem agressividade.
  4. Conheça seus direitos para argumentar, quando for necessário.
  5. Seja assertiva e não agressiva.
    Por último, lembre-se que a linguagem corporal, os gestos, a postura e o seu olhar te ajudam a ser percebida como assertiva.
    Para os homens: aprendam a conviver com a diversidade. Tem todo tipo de gente ao seu lado. Aceite posicionamentos firmes vindo das mulheres e jamais diga que uma mulher é autoritária ou mandona por se colocar.

    Quer fazer como a Adriana, manda suas dúvidas que nós respondemos aqui na Nova Brasil.

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News
< Notícia Anterior

Perfil de Rita Lee publica áudio inédito enviado pela cantora a Gilberto Gil

04.07.2024 14:00
Perfil de Rita Lee publica áudio inédito enviado pela cantora a Gilberto Gil
Próxima Notícia >

Gal Costa: Polícia conclui inquérito que investigava morte da cantora

04.07.2024 19:16
Gal Costa: Polícia conclui inquérito que investigava morte da cantora
colunista

Voz e Conexão com Vanessa Pedrosa

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business