Crianças de 12 meses têm vacina mais completa contra meningite à disposição

Decio Caramigo
20:10 02.07.2025
Jornalismo

Crianças de 12 meses têm vacina mais completa contra meningite à disposição

Nova dose de reforço amplia proteção contra quatro sorogrupos da doença e já está disponível nas UBSs

Avatar Decio Caramigo
- 02.07.2025 - 20:10
Crianças de 12 meses têm vacina mais completa contra meningite à disposição
Foto: Fabio Silva/Divulgação.

O SUS deu mais um passo importante no combate à meningite bacteriana. A partir desta semana, crianças de 12 meses passam a receber um reforço mais completo contra a doença: a vacina meningocócica ACWY. A nova dose substitui a versão anterior, que protegia apenas contra o sorogrupo C da bactéria.

A aplicação já está disponível em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde da capital paulista, das 7h às 19h. Basta levar um documento da criança e, se possível, a carteirinha de vacinação. “Se não tiver, perdeu, esqueceu… não perca a vacina. A UBS vai vacinar e recuperar a documentação”, orienta o enfermeiro José Elisomar Silva de Santana, do Programa Municipal de Imunizações de São Paulo.

A principal diferença da nova vacina é a proteção ampliada: ela age contra quatro sorogrupos da doença (A, C, W e Y). Antes, o esquema vacinal aplicava a dose C aos três e seis meses de idade e um reforço igual aos 12 meses. Agora, esse reforço final passa a ser com a ACWY. “É uma doença extremamente grave, letal inclusive, e com alta letalidade. Por isso precisa proteger”, reforça o enfermeiro.

Segundo José Elisomar, a vacina não é nova, mas a inclusão no calendário básico só foi possível agora por razões logísticas e financeiras. “É uma vacina mais cara, mas que vale a pena. Está entrando como parte da estratégia nacional de combate à meningite até 2030.”

A vacina ACWY também segue disponível para adolescentes de 11 a 14 anos, mesmo que já tenham sido imunizados com a C anteriormente. Para os bebês que já tomaram a dose de reforço com a vacina C, não é preciso repetir com a nova versão. “Nesse momento, não há essa indicação. A criança já está protegida e volta a receber a ACWY apenas na adolescência.”

Veja também:

Elisomar também tranquiliza os pais: “É uma vacina inativada, não é vírus vivo, então é extremamente segura. Só não pode tomar se tiver febre no dia ou alguma alergia grave a componentes anteriores. Fora isso, pode vacinar com tranquilidade”.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

meningite infantil SUS SP UBS SP vacina acwy vacina crianças vacina gratuita vacina meningite vacina meningocócica
< Notícia Anterior

Uma cozinha organizada contribui para um estilo de vida mais saudável

02.07.2025 15:30
Uma cozinha organizada contribui para um estilo de vida mais saudável
Próxima Notícia >

5 duetos inesquecíveis de Liniker, no aniversário da cantora

03.07.2025 10:00
5 duetos inesquecíveis de Liniker, no aniversário da cantora