Novabrasil
Ato Pela Terra: Caetano Veloso e dezenas de artistas se manifestam em Brasília
Ato Pela Terra: Caetano Veloso e dezenas de artistas se manifestam em Brasília
Na última quarta-feira (9), Caetano Veloso organizou o Ato Pela Terra e reuniu diversos artistas para manifestar contra o que eles chamaram de “Pacote da Destruição”, que consiste em Projetos de Leis sobre o meio ambiente que tramitam no Congresso Nacional. Caetano Veloso e outros artistas participaram do ato O Ato Pela Terra reuniu milhares … Continued

Na última quarta-feira (9), Caetano Veloso organizou o Ato Pela Terra e reuniu diversos artistas para manifestar contra o que eles chamaram de “Pacote da Destruição”, que consiste em Projetos de Leis sobre o meio ambiente que tramitam no Congresso Nacional.

Caetano Veloso e outros artistas participaram do ato
O Ato Pela Terra reuniu milhares de pessoas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, desde membros de movimentos sociais, indígenas e artistas até outras pessoas que se solidarizaram com a causa.
Ao todo, além de Caetano Veloso, mais de 40 artistas apareceram para apoiar a manifestação, entre eles Emicida, Criolo, Nando Reis, Maria Gadú, Daniela Mercury e Lázaro Ramos.
Caetano subiu ao palco pouco antes das 18h, após se reunir com ministros do Supremo Tribunal e o presidente do Senado.
Em audiência no Salão Negro do Congresso Nacional, Caetano Veloso dircursou sobre o momento atual do Brasil no que diz respeito à preservação ambiental e relação com os indígenas e outros povos tradicionais. O artista também citou o Senado, destacando sua responsabilidade de impedir mudanças que comprometam o futuro do País. Veja:
O País vive hoje sua maior encruzilhada ambiental desde a redemocratização, o desmatamento na Amazônia saiu do controle, a violência contra os indígenas e outros povos tradicionais aumentou e as proteções sociais e ambientais construídas nos últimos 40 anos vêm sendo solapadas. O Senado tem o poder e a responsabilidade de impedir mudanças legislativas e reversíveis que, cedendo a interesses localizados, empurram uma conta imensa à sociedade e comprometem o futuro do País. Com todo respeito e na esperança de que o Poder Legislativo desperte para seu possível papel de levar o Brasil a iluminar o mundo, deixo em suas mãos este documento.
Ato pela Terra: o que o evento defende?
O Ato Pela Terra defende o fim do que eles chamam de “Pacote da Destruição”. Neste pacote estão inclusos o PL 3729/04 que trata de licenciamento ambiental, o PL 2633/20 e o PL 510 que falam sobre grilagem de terras públicas, o PL 191/20 sobre a exploração mineral em terras indígenas, o PL 6299/02, também conhecido como “PL do Veneno” por tratar de uma mudança nas regras de registro de agrotóxicos, e o PL 490/07 que fala do marco temporal para terras indígenas.
Veja também:
Durante o ato, Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, prometeu cautela na análise de cinco projetos de lei listados como danosos ao meio ambiente.
Segundo o Portal da Câmara dos Deputados, Pacheco disse o seguinte após o evento:
É uma das mais belas manifestações da sociedade civil que este Congresso Nacional já viu. Nós vamos ter toda a cautela porque não podemos ser compreendidos – nem o Congresso Nacional nem o nosso país – como párias internacionais afastados da pauta do meio ambiente.
Pelos que acompanharam, o Ato Pela Terra organizado por Caetano Veloso foi considerado um evento bonito, histórico e gigante, a repercussão nos próximos dias deve fazer jus a isso.


