Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

7 Curiosidades sobre Renato Russo, aniversariante do dia

novabrasilfm
06:00 27.03.2022
Mpb

7 Curiosidades sobre Renato Russo, aniversariante do dia

No dia de hoje, dia 27 de março de 2022, um dos maiores nomes da música brasileira, Renato Russo, faria 62 anos, caso ainda estivesse vivo. O cantor, compositor, multi-instrumentista, líder e vocalista da eterna Legião Urbana nos deixou em outubro de 1996, com apenas 36 anos, por conta de complicações causadas pelo HIV. Mas … Continued

novabrasilfm - 27.03.2022 - 06:00
7 Curiosidades sobre Renato Russo, aniversariante do dia
7 Curiosidades sobre Renato Russo, aniversariante do dia

No dia de hoje, dia 27 de março de 2022, um dos maiores nomes da música brasileira, Renato Russo, faria 62 anos, caso ainda estivesse vivo.

O cantor, compositor, multi-instrumentista, líder e vocalista da eterna Legião Urbana nos deixou em outubro de 1996, com apenas 36 anos, por conta de complicações causadas pelo HIV.

Mas suas canções – consagradas até os dias de hoje – fizeram história em nossa música e influenciaram uma geração. Suas letras geniais – carregadas de ideais, sensibilidade e críticas sociais – e sua interpretação única carregam uma legião (com o perdão do trocadilho) de fãs pelo Brasil inteiro.

Separamos 07 curiosidades sobre o aniversariante do dia:

1 – Seu nome verdadeiro é Renato Manfredini Júnior. Adotou o sobrenome artístico Russo em homenagem a dois pensadores: o inglês Bertrand Russell e o suíço Jean-Jacques Rousseau, e também ao pintor francês Henri Rousseau.

2 – Trabalhou como professor de inglês e jornalista. Carioca da Ilha do Governador, morou nos Estados Unidos dos 7 aos 10 anos e por isso tinha inglês fluente. Já o jornalismo, cursou depois de mudar-se para Brasília, na adolescência. Mas largou para dedicar-se à música.

3 – Antes de fundar a banda Legião Urbana, Renato integrou o grupo musical de rock Abordo Elétrico, ao lado dos irmãos Fê e Flávio Lemos, baterista e baixista do Capital Inicial.

4 – Entre o Aborto Elétrico e a Legião Urbana, Renato se apresentava em carreira solo com o nome de Trovador Solitário. Neste período compôs grandes clássicos como Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica e Música Urbana 2.

5 –  Entre os 15 e 16 anos, enfrentou uma rara doença óssea, a epifisiólise, que o deixou por um período entre a cama e a cadeira de rodas. Foi nesta época que passou a ter a vitrola e os discos de vinil como seus melhores amigos e que começou a compor incessantemente.

6 – Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone colocou Renato Russo em 25° lugar na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira.

7 – Sua vida virou filme, em Somos tão Jovens, bem como duas de suas canções: Faroeste Caboclo e Eduardo e Mônica (que teve o seu lançamento adiado por conta da pandemia).

Você sempre estará entre nós, Renato! Temos nosso próprio tempo. E com você, temos todo o tempo do mundo.

Tags relacionadas

Renato Russo
< Notícia Anterior

O que é o festival Rec-Beat?

26.03.2022 16:00
O que é o festival Rec-Beat?
Próxima Notícia >

Saiba quem foi o verdadeiro inventor do rádio e conheça a história por trás da criação dessa tecnologia

27.03.2022 07:30
Saiba quem foi o verdadeiro inventor do rádio e conheça a história por trás da criação dessa tecnologia
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business