Papa Francisco cobra supervisão rigorosa sobre a Inteligência Artificial

Roberto Nonato
08:41 17.06.2024
Notícias

Papa Francisco cobra supervisão rigorosa sobre a Inteligência Artificial

Durante o G7, o Pontífice ressaltou que a nova tecnologia não pode dominar a humanidade

Avatar Roberto Nonato
- 17.06.2024 - 08:41
Papa Francisco cobra supervisão rigorosa sobre a Inteligência Artificial
Papa Francisco cobra supervisão rigorosa sobre a Inteligência Artificial

O Papa Francisco cobrou supervisão sobre a Inteligência Artificial durante o G7, encontro anual dos países mais industrializados do mundo, realizado na Itália e que terminou no final de semana, com discussões sobre a China, Imigração e Inteligência Artificial.

Ao participar do evento, o Papa Francisco trouxe a IA como um dos pontos da abordagem dele. O Pontífice está preocupado com o impacto no trabalho e como as pessoas estão utilizando essa ferramenta.

Francisco ressaltou que a IA representa uma transformação histórica para a humanidade, mas lembrou da necessidade de uma supervisão rigorosa dessa tecnologia. Segundo o Papa, “condenaríamos a humanidade a um futuro sem esperança, se tirássemos a capacidade das pessoas de tomar decisões sobre si e sobre suas vidas. Condenando-as a depender das escolhas das máquinas”.

O especialista em Tecnologia e Inovação e colunista da Novabrasil, Fernando Barra, destacou que “a Igreja sempre considerou o ser humano como centro da sua missão e é importante que as empresas de tecnologia façam o mesmo”.

O Papa assinou em 2020 um manifesto com outras empresas falando da importância de regularização do uso dessas tecnologias.  Atualmente, o Vaticano utiliza a IA com seu chat KTGPT e o Hello Bible. São sites que ajudam os fiéis a entenderem a bíblia auxiliados por Inteligência Artificial.

Fernando Barra diz que o tema tem crescido continuamente. “Já falamos bastante que o assunto já saiu das fronteiras das áreas de tecnologia. Todo mundo vai ter um impacto e precisará aprender a utilizar essa ferramenta, mas de forma correta”, conclui Barra.

Veja também:

O G7 reuniu líderes de Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Japão. Além desses atores, outros 10 países foram convidados para a cúpula, inclusive o Brasil.

O evento trouxe também em suas conclusões, a necessidade de elaborar um plano para antecipar futuras habilidades e necessidades educacionais para aproveitar a evolução da Inteligência Artificial.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Fernando Barra Humanidade Inteligência Artificial Papa Francisco Vaticano
< Notícia Anterior

Roberto Medina defende críticas ao sertanejo no Rock in Rio 2024

16.06.2024 19:28
Roberto Medina defende críticas ao sertanejo no Rock in Rio 2024
Próxima Notícia >

Lupi diz que é preciso coragem para mexer com privilégios da previdência e cita militares e Judiciário

17.06.2024 09:57
Lupi diz que é preciso coragem para mexer com privilégios da previdência e cita militares e Judiciário