Novabrasil
Dra. Maria dos Anjos responde dúvidas sobre a saúde da mulher e autocuidado
Dra. Maria dos Anjos responde dúvidas sobre a saúde da mulher e autocuidado
Papo-Cabeça: Saúde da mulher e autocuidado Todo ano precisamos fazer uma pausa na rotina para acompanhar a nossa saúde e manter os exames preventivos em dia. Para alertar e orientar sobre esse tema, visto que estamos há dias de entrar na Campanha Outubro Rosa, o Papo Cabeça da semana recebeu a Dra. Maria dos Anjos … Continued
Papo-Cabeça: Saúde da mulher e autocuidado
Todo ano precisamos fazer uma pausa na rotina para acompanhar a nossa saúde e manter os exames preventivos em dia. Para alertar e orientar sobre esse tema, visto que estamos há dias de entrar na Campanha Outubro Rosa, o Papo Cabeça da semana recebeu a Dra. Maria dos Anjos Sampaio, médica ginecologista especialista em patologia do trato genial inferior e colposcopia do Salomão Zoppi, marca que pertence a Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
Dra. Maria dos Anjos nos explicou que a palavra autocuidado nunca esteve tão na moda, mas ainda são poucas as mulheres que a colocam em prática.
“Quando falamos da saúde feminina, em todas as faixas etárias, é importante olhar para a mulher como um todo: as doenças crônicas e sexualmente transmissíveis, cardiológicas, o câncer de mama, o câncer de colo uterino, as depressões, a chegada da menopausa e do climatério. Por isso, é importante a consulta ao ginecologista como o primeiro médico da mulher, aquele que faz todas as investigações e pede os exames necessários de acordo com anamneses da sexualidade, idade, e necessidades reprodutivas”, ressalta a médica.
Em um encontro muito informativo, a especialista comentou sobre a identificação antecipada de possíveis doenças, quais são os exames fundamentais e métodos de prevenção eficientes contra as IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis, além dos mitos e verdades do HPV.
Saúde da mulher e autocuidado: vida sexual segura e saudável
Entre os assuntos abordados, a Dra. Maria dos Anjos reitera a importância da ida ao médico e da realização dos exames de diagnóstico para uma saúde preditiva e preventiva, assim como os principais pontos de descuido que as mulheres têm com a saúde íntima.
Tratando-se de um assunto que mexe com a intimidade particular de cada ouvinte, muitas perguntas foram enviadas, proporcionando mais proximidade nesse bate papo. Por exemplo:
- “Como funciona a vacinação contra o HPV para quem já tem uma vida sexual ativa?”
- “O bebê corre risco se a mãe gestante adquirir HPV?”
- “Existe uma idade mínima e uma idade máxima para a realização dos exames de rotina?”
Confira o conteúdo completo:
Veja também:
Leia também:


