Novabrasil
MULTIVERSOS: Drão, de Gilberto Gil
MULTIVERSOS: Drão, de Gilberto Gil
Oi, eu sou a Roberta Campos e te convido a entrar no MULTIVERSOS da canção de: Drão, uma composição do cantor e compositor Gilberto Gil. Gil escreveu Drão no ano de 1981. A letra é uma confissão, uma busca de perdão dos erros cometidos e uma reflexão de seu relacionamento com Sandra Gadelha, que havia terminado. Os versos dedicados … Continued
Oi, eu sou a Roberta Campos e te convido a entrar no MULTIVERSOS da canção de: Drão, uma composição do cantor e compositor Gilberto Gil.
Gil escreveu Drão no ano de 1981. A letra é uma confissão, uma busca de perdão dos erros cometidos e uma reflexão de seu relacionamento com Sandra Gadelha, que havia terminado. Os versos dedicados à separação são repletos de afeto, carinho e respeito.
Sandra foi a terceira esposa de Gil. Apelidada carinhosamente de Drão, por Maria Bethania. Começaram o Namoro em 68, em pleno o movimento tropicalista. Nesse mesmo ano, Gil e Caetano foram presos. Depois da liberdade, Gil se casou com Sandra e fugiram em exilio para Londres. Em 1979 o casal iniciou a separação.
Em uma reportagem Sandra disse que eles estavam separados haviam poucos dias e Gil fez a canção. Ele tinha saído de casa e um dia voltou com o violão e cantou para ela. Foi um momento de grande emoção para os dois.
Gil conta no livro de Carlos Renno, o “Todas as letras” que a criação da música apresentou altos graus de dificuldade, era um assunto denso. O amor e o desamor. O rompimento, o final de um casamento. E que era uma canção para Sandra e também para ele. E que ficava se perguntando como iria passar tantos sentimentos em uma só canção.
Veja também:
Drão ganhou a primeira gravação de Gil no ano de 82. Depois também foi gravada por Caetano Veloso, que certa vez perguntado sobre uma música que não fosse dele e que ele gostaria de ter feito, eles respondeu que seria Drão.
Também foi gravada por Djavan e Ivete Sangalo.


