Novabrasil
10 versos de Marisa Monte para declarar o seu amor
10 versos de Marisa Monte para declarar o seu amor
Uma das principais compositoras do nosso país, completa 59 anos hoje é site da Novabrasil seleciona lista das canções da artista para você se declarar para quem ama

Marisa Monte é uma das maiores compositoras da história da música popular brasileira. Sozinha ou ao lado de parceiros importantes, a também cantora, multi-instrumentista e produtora musical compôs uma infinidade de sucessos inesquecíveis da MPB e ajudou a fortalecer a relevância das mulheres compositoras, produtoras e instrumentistas.
Com 40 anos de uma carreira de muito sucesso, Marisa é influência e referência para uma geração de artistas que vieram depois dela.
Com sua afinação precisa, voz divinal, poderosa e sofisticada e com seu apurado conhecimento musical e criatividade, a cantora já vendeu mais de 10 milhões de discos e quase todos os álbuns que lançou ocuparam o primeiro lugar nas paradas de vendas brasileiras, além de ter alcançado sucesso internacional.
Hoje, no dia em que a artista completa 59 anos, listamos 10 versos de diferentes canções de Marisa Monte que você pode enviar para quem ama e se declarar por meio da música.
Marisa Monte: uma mulher dona de sua música

Nascida no Rio de Janeiro, em 01 de julho de 1967, quando tinha apenas 15 anos e ainda estava na escola, Marisa Monte – que já estudava canto, piano e bateria desde a infância – participou do musical “The Rocky Horror Show”, de Miguel Falabella.
No ano seguinte, com 16 anos, a cantora recusou um convite do renomado músico e produtor Roberto Menescal– um dos fundadores da Bossa Nova – para gravar o seu primeiro disco, pois ainda não sentia-se preparada.
Aos 18 anos, em 1985, Marisa gravou a sua primeira música em estúdio, para o filme brasileiro “Tropclip”, dirigido por Luiz Fernando Goulart, e estrelado porJonas Bloch, Marcos Frota e Luiza Tomé. A canção era “Sábado à Noite”, composta por Sérgio Sá, e marca a estreia de Marisa Monte no cenário musical.
Aos 19 anos, a então jovem artista largou os estudos na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e passou dez meses em Roma, na Itália, estudando canto lírico e a técnica da ópera italiana. Na Itália, Marisa Monte se apresentou em alguns bares e foi lá que o produtor musical carioca Nelson Motta ficou encantado ao assistir a uma dessas apresentações.
Quando Marisa voltou da Itália, Nelson decidiu então dirigir o show de retorno da cantora ao Brasil: “Veludo Azul”, em 1987.
O show foi um sucesso de público e crítica e Marisa Monte – mesmo ainda sem ter gravado nenhum disco – foi tornando-se cada vez mais conhecida ao longo do ano de 1988, aparecendo em programas televisivos, jornais e revistas e despertando o interesse de gravadoras.
Foi aí que a cantora – nova sensação da cena musical brasileira – admirada tanto pelos jovens fãs de rock, como pelos que apreciavam o jazz e a MPB, foi convidada para gravar um especial pela TV Manchete, que depois se transformou no seu primeiro disco, lançado também em VHS: “MM”, ou “Marisa Monte”, em 1989.

O fato de o disco ter sido gravado ao vivo (só uma faixa foi gravada em estúdio) foi algo raro para um álbum de estreia na época. Isso porque as gravações em estúdio poupavam o artista de falhas técnicas, o que mostra a grande competência vocal e musical de Marisa.
O álbum de estreia de Marisa Monte ressalta sua versatilidade – devido à diversidade de ritmos e compositores presentes, numa mistura de samba, jazz, black music, blues, soul, rock e bossa nova. Foi um dos álbuns mais vendidos do ano: mais de um milhão de cópias!
Em seguida, Marisa Monte lançou seu segundo disco, mais autoral, mostrando sua veia compositora e também reforçando seu estilo próprio.
Em 1996, Marisa Monte abriu sua editora, a Monte Songs Edições Musicais Ltda, e – em 1998 – conquistou sua independência musical ao comprar todas as fitas matrizes de suas músicas, desde seu álbum de estreia até seu quarto álbum de estúdio, “Barulhinho Bom”.
Além disso, a artista – visionária e cada vez mais dona do seu próprio patrimônio – abriu também o seu próprio selo, a Phonomotor Records.
Em 2000, o seu quinto álbum, “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor” – aclamado pelo público e pela crítica – deu à Marisa disco de diamante, atingindo mais de dois milhões de cópias vendidas. Foi o quinto álbum consecutivo da artista a ocupar o primeiro lugar na parada musical e também o disco mais vendido de Marisa Monte até hoje.
Em 2002, a cantora juntou-se a seus parceiros e amigos de longa data – Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes – para formar os Tribalistas. Os músicos ficaram juntos por uma semana, quando Marisa foi gravar uma participação em um disco de Arnaldo, produzido por Brown. Desse encontro foram surgindo várias composições, que – inicialmente – não tinham a intenção de se tornarem um disco.
O álbum do trio foi um sucesso tremendo de crítica e público, alcançando a marca de mais de dois milhões de cópias no Brasil e mais de um milhão no resto do mundo, sendo um sucesso também internacional.
Em 2017, 15 anos depois do primeiro encontro, Marisa juntou-se novamente aos amigos Tribalistas, para lançar o segundo álbum do trio, com dez canções inéditas, e turnê nacional e internacional.

Um carreira e muitos sucessos
Marisa Monte também é produtora e alguns exemplos de discos produzidos por ela, além dos seus próprios (a partir do terceiro, chamado “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão”) e os dos Tribalistas, são:
- Omelete Man, de Carlinhos Brown, em 1998;
- Uma das faixas do álbum Café Atlântico, da cantora de Cabo Verde, Cesária Évora: É Doce Morrer No Mar, em 1999;
- Depois do Fim, de Cézar Mendes, em 2018.
Além desses todos citados acima, Marisa Monte também produziu diversos álbuns por conta da sua relação profunda de amor com a escola de samba carioca Portela, a qual ela frequenta desde à infância e que seu pai foi diretor até 1975:
- Tudo Azul, da Velha Guarda da Portela, em 1999;
- Seu Jair do Cavaquinho, em 2002;
- Argemiro Patrocínio, em 2002;
E em 2008, foi sua estreia como produtora de cinema: no filme “O Mistério do Samba”, que retrata a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela e o trabalho de pesquisa de Marisa no resgate de composições quase esquecidas e que existiam apenas na tradição oral, já que os antigos não tinham o costume de registrá-las.

Marisa Monte já ganhou diversos prêmios importantes, incluindo cinco Grammy Latinos, dos 19 em que foi indicada:
- Em 2001, o álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor venceu a 2ª edição do Grammy Latino, como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo;
- Em 2003, na 4ª edição do prêmio, os Tribalistas ganharam Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro.
- Em 2008, na 7ª edição do prêmio, Marisa venceu na categoria Melhor Álbum de Samba, com Universo ao Meu Redor;
- Em 2014, na 15ª edição do prêmio, ela venceu a categoria Melhor Álbum de MPB, com O Que Você Quer Saber de Verdade;
- Em 2022, na 23ª edição do prêmio, ela ganhou Melhor Canção em Língua Portuguesa com Vento Sardo, parceria com o uruguaio Jorge Drexler.
Versátil, Marisa tem uma relação fortíssima com o samba, principalmente com a Velha Guarda da Portela, sua escola do coração, mas também traz influências da música erudita (onde iniciou seus estudos de canto), do jazz, blues, soul, rock, black music e bossa nova.
O lançamento mais recente de Marisa Monte foi o álbum de inéditas “Portas”, em 2022, o primeiro em 10 anos, com o qual viajou em turnê nacional e internacional, e que também teve versão ao vivo. Depois, vieram os álbuns “Portas Raras (Ao vivo)” e “Portas ( Ao Vivo)”.
Depois do fim da turnê “Portas”, em 2024, Marisa fez uma turnê internacional chamada “The Greatest Hits”. Já em 2025, a cantora iniciou a turnê “Phonica”, que conta com a participação de uma orquestra e do maestro André Bachur.
Marisa é embaixadora do “USP Diversa”, um programa social focado em oferecer bolsas de estudos para estudantes da USP em vulnerabilidade econômica a fim de reduzir a evasão estudantil.
A cantora também inaugurou o “Espaço Imaginário Marisa Monte” no Incor, tendo como objetivo oferecer conforto emocional aos pacientes do hospital em seus períodos de internação. O espaço é repleto de livros, instrumentos musicais, desenhos e atividades artísticas.

Leia mais em: https://vejario.abril.com.br/programe-se/marisa-monte-turne-rio/
10 versos de Marisa Monte para os apaixonados
1 – Seja eu! Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita o que seja seu
Então deita e aceita eu
Beija Eu (parceria da cantora com Arnaldo Antunes e Arto Lindsay)
Veja também:
2- O meu coração
É um músculo involuntário
E ele pulsa por você
Eu Sei (Na Mira) (só de Marisa)
3 – Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
Amor I Love You (Marisa Monte e Carlinhos Brown)
4 – E no meio de tanta gente, eu encontrei você
Entre tanta gente chata, sem nenhuma graça, você veio
E eu que pensava que não ia me apaixonar
Nunca mais na vida
Não Vá Embora (Marisa Monte e Arnaldo Antunes)
5 – Ainda bem
Que agora encontrei você
Eu realmente não sei
O que eu fiz pra merecer
Você
Porque ninguém
Dava nada por mim
Quem dava, eu não tava a fim
Até desacreditei de mim
Ainda Bem (Marisa Monte e Arnaldo Antunes)
6 – Eu só quero que você saiba
Que estou pensando em você
Agora e sempre mais
Eu só quero que você ouça
A canção que eu fiz pra dizer
Que eu te adoro cada vez mais
E que eu te quero sempre em paz
A Sua (Marisa Monte)
7 – Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito
Velha Infância (Marisa, Arnaldo, Brown, Davi Moraes e Pedro Baby)
8 – Eu podia ficar feio, só, perdido
Mas com você eu fico muito mais bonito, mais esperto
E podia estar tudo agora dando errado pra mim
Mas com você dá certo
Não Vá Embora (Marisa Monte e Arnaldo Antunes)
9 – Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor
Velha Infância (Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes e Pedro Baby)
10 – Me cobre mil telefonemas
Depois me cubra de paixão
Me pegue bem
Misture alma e coração
Grão de Amor (Marisa Monte e Carlinhos Brown)


