Novabrasil
“O Maior Quintal do Mundo”, musical inspirado em Manoel de Barros, volta ao Rio
Miúdos e Melodias
Clube de leitura para pequenos cidadãos
“O Maior Quintal do Mundo”, musical inspirado em Manoel de Barros, volta ao Rio
Espetáculo que encanta crianças de todas as idades reestreia, de 06 a 28 de junho, no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico (RJ)

Depois de circular por cidades brasileiras e acumular indicações a importantes premiações do teatro nacional, o musical “O Maior Quintal do Mundo”, inspirado no universo poético de Manoel de Barros, retorna ao Rio de Janeiro para uma nova temporada no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico. As apresentações acontecem de 6 a 28 de junho, aos sábados e domingos, às 11h.
No fundo de um quintal, desses que cabem no pé da infância e no peito dos poetas, vive Manoel, um menino que escuta o amarelo do sol, conversa com pedras e planta palavras no chão. Seu mundo é feito de restos, silêncios e despropósitos, onde o inútil ganha asas e o esquecido vira semente.
Entre passarinhos e pregos enferrujados, ele inventa uma nova ordem: a lógica do encanto. Com a ajuda de narradores brincantes e versos que escorrem feito um rio inventado, o espetáculo convida o público a desaprender o mundo utilitarista para reaprender as miudezas da vida.
O “Maior Quintal do Mundo” é uma travessia poética pela infância como território sagrado, onde até a bunda de uma formiga pode ser maior que o universo inteiro. E o que parecia inútil vira matéria de poesia.
O espetáculo chega à nova temporada indicado como Melhor Espetáculo Infantil no 20º Prêmio APTR de Teatro, um dos mais relevantes do país, além de reunir três indicações ao 10º Prêmio CBTIJ, nas categorias de Programação Visual e Melhor Atuação para Yke Leon – também dramaturgo da montagem – e Yasmin Tozzi, que venceu o Prêmio Cenym 2025 de Melhor Atriz Coadjuvante, considerado o “Oscar do teatro brasileiro”.

Após a estreia em setembro do ano passado, na próprio EcoVilla RiHappy, onde conquistou público e crítica, a montagem iniciou uma circulação por diferentes cidades, passando por Belo Horizonte, Cachoeiras de Macacu e Piracicaba, onde foi finalista do FENTEPIRA – Festival Nacional de Teatro de Piracicaba.
Com direção de Guilherme Quadrado e Luis Fernando Bruno e dramaturgia de Yke Leon, o espetáculo propõe uma travessia sensível pela infância como território de invenção e liberdade. Em cena, Yasmin Tozzi, Isabele Riccart, Guilherme Quadrado e Yke Leon conduzem o público por um quintal imaginário onde a lógica do mundo adulto perde o controle e as pequenas coisas ganham grandeza.
Veja também:
“ ‘O Maior Quintal do Mundo’ é um espetáculo que inverte a ordem das coisas ordinárias. Ao sacralizar os seres desimportantes e aquilo que costuma ser descartado, propõe uma mudança de olhar sobre o mundo. A infância aparece como um modelo de relação não predatória com as coisas e com a natureza. Num momento de tantas turbulências climáticas e sociais, repensar nossa relação com o planeta também passa por reaprender a olhar para o pequeno e reorganizar o nosso juízo de valores”, afirma o dramaturgo Yke Leon.

A trilha original é assinada por Fabrício Zava e pelo próprio autor, com direção musical de Caio Loureiro. A equipe criativa conta ainda com figurinos de Rick Barboza, iluminação de Natã Barbosa e direção de movimento e coreografia de Soraya Bastos.
Todas as sessões da temporada contam com acessibilidade integral, com Libras, audiodescrição e legendagem descritiva.
Serviço: Espetáculo “O Maior Quintal do Mundo”
- Local: Teatro EcoVilla Ri Happy – Rua Jardim Botânico, 1008 (Dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro)
- Temporada: de 6 a 28 de junho
- Sessões: sábados e domingos, às 11h
- Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada), vendas aqui.
- Classificação: Livre
- Acessibilidade: Libras, audiodescrição e legendagem descritiva em todas as sessões Rede social.
WME celebra dez anos de história e grandes avanços no ecossistema da música brasileira
Cordel do Fogo Encantado faz show no Sesc Pinheiros, em SP, neste fim de semana
Miúdos e Melodias


