Feliz aniversário, Lô Borges!

Por: Novabrasil
10 de janeiro de 2022

Hoje é aniversário do mineiro Lô Borges!

O cantor e compositor foi um dos fundadores do Clube da Esquina, um dos maiores e mais importantes movimentos da música popular brasileira, formado também por outros artistas mineiros como seus irmãos Márcio e Telo Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, Wagner Tiso e Flávio Venturini.

A sonoridade inovadora do Clube da Esquina trouxe a fundição das inovações propostas pela Bossa Nova com elementos do jazz, do rock (principalmente dos ingleses The Beatles), da música folclórica, da música regional mineira, erudita e hispânica. Essas influências permearam todo o trabalho musical do Clube: desde a composição, aos arranjos, às letras, processos de gravação em estúdio e shows.

O grupo tornou-se referência de qualidade na MPB, pelo alto nível de sua performance, e por disseminar suas inovações e influência nacional e internacionalmente. Foi também responsável por um dos mais icônicos discos da nossa história, o Clube da Esquina, de 1972, foi considerado, pela Revista Rolling Stone Brasil, como o 7º melhor disco brasileiro de todos os tempos. E depois pelo Clube da Esquina 2, em 1978.

Lô é considerado um dos compositores mais influentes da MPB, tendo sido gravado por grandes nomes como Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, Nenhum de Nós, Ira!, 14 Bis, Skank, Nando Reis, Elba Ramalho,  entre outros.

Entre as principais canções de sua autoria estão as clássicas: Tudo Que Você Podia Ser, Um Girassol da Cor do Seu Cabelo e Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (parcerias com o irmão, Márcio Borges), O Trem Azul e Nuvem Cigana (parcerias com Ronaldo Bastos), Clube da Esquina nº 2 (com Milton Nascimento e Márcio), Paisagem da Janela (com Fernando Brant), Para Lennon e McCartney (com Brant e Márcio).

Viva, Lô Borges!

MPB
 

DESTAQUES | PODCASTS