Hoje é celebrado o Dia Nacional do Samba!

Por: Novabrasil
2 de dezembro de 2021

Hoje, dia 2 de dezembro, é celebrado o Dia Nacional do Samba!

Uma das maiores manifestações culturais populares do nosso país, patrimônio da nossa história, o samba é um gênero musical de raízes africanas, do qual deriva também um tipo de dança.

Símbolo da identidade nacional brasileira, o samba se originou entre as comunidades afro-brasileiras urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX, tendo suas raízes na expressão cultural da África Ocidental e nas tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao samba rural primitivo dos períodos colonial e imperial.

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, que é também ritmo oficial do Carnaval, uma das nossas principais festividades.

O samba urbano carioca tem ritmo basicamente 2 por 4 e andamento variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos refrões cantados ao som de palmas e ritmo batucado, em que foram acrescidos uma ou mais partes de versos declamatórios. Sua instrumentação tradicional é composta por instrumentos de percussão como o pandeiro, a cuíca, o tamborim, o ganzá e o surdo e de acompanhamento de cordas como o violão e o cavaquinho

Um marco dentro da história moderna e urbana do samba ocorreu em 1917, no Rio de Janeiro, com a gravação em disco de Pelo Telefone, composição de Donga, considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil, segundo os registros da Biblioteca Nacional. O sucesso alcançado pela canção contribuiu para a divulgação e popularização do samba como gênero musical.

Mas o Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear o grande cantor e compositor mineiro Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso Na Baixa do Sapateiro, que – na voz de Carmen Miranda – tornou nacionalmente conhecida a região no centro histórico de Salvador, mas nunca havia posto os pés no estado. Essa foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez.

Ary Barroso ficou famoso dentro e fora do Brasil por seus sambas, sendo conhecido como autor de Aquarela do Brasil, considerada uma expressão dos chamados samba-exaltação, inaugurando o gênero e tornando-se um verdadeiro hino brasileiro.

Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.

Preparamos uma playlist especialíssima, com grandes nomes do samba, que fizeram e ainda fazem história na nossa MPB, de diversas gerações e de variadas regiões do Brasil. A lista também conta com as inúmeras variações ou subgêneros do samba, como o Samba de Roda, o Pagode, o Samba-canção e o Partido Alto.

NOVAS, PLAYLIST, SAMBA NOVA
 

DESTAQUES | PODCASTS