Ajayô!

Por: Novabrasil
23 de novembro de 2021

Hoje é aniversário de um dos maiores, mais completos, criativos e inovadores artistas da música popular brasileira: Carlinhos Brown!

Cantor, compositor, arranjador, arte-educador, multi-instrumentista e artista visual, o baiano Antonio Carlos Santos de Freitas nasceu na comunidade do Candeal Pequeno de Brotas, um quilombo de resistência africana da cidade de Salvador, e tornou-se um dos maiores ícones da música brasileira, referência no meio artístico, conhecido e prestigiado internacionalmente.

Além de ser responsável por grandes sucessos da nossa MPB, Brown é o primeiro músico a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia e a fazer parte da Academia do Oscar.

Ao longo de sua carreira, o artista promoveu diversas inovações rítmicas e reinventou sonoridades, desenvolvendo significativas conexões com suas raízes ancestrais. Carlinhos Brown participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o Axé Music e o Samba Reggae, compondo, a partir daí, centenas de sucessos, e criando conteúdos artísticos inovadores para a cena da música pop brasileira, que reverberam mundo afora.

Exímio percussionista, em 1991 fundou a Timbalada, uma banda e um movimento percussivo pelo qual já formou mais de 15 mil músicos, sendo reconhecido como arte-educador pela Sociedade Internacional de Educação Musical.

Em 2002, também formou – com seus dois amigos e principais parceiros de longa data – Marisa Monte e Arnaldo Antunes, os Tribalistas, um dos principais encontros da história da MPB. Além deles, tem parcerias com diversos outros artistas como Nando Reis, Ivete Sangalo e Seu Jorge, e foi gravado por muitos outros como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil e Cássia Eller.

Com quase mil composições registradas e vencedor de dois Grammy Latinos, são muitos os seus grandes sucessos: A Namorada, Aliança, Amor I Love You, Arrepio, Carnavália, Diáspora, E.C.T, É Você, Eu Queria Que Você Viesse, Já Sei Namorar, Magamalabares, Maria de Verdade, Meia Lua Inteira, Na Estrada, Rapunzel, Segue o Seco, Tribalistas, Velha Infância, Sem Você e tantos outros.

Viva essa força da natureza chamada Carlinhos Brown!

RADAR
 

DESTAQUES | PODCASTS