Hoje, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.

A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi um dos maiores líderes negros do Brasil e lutou pela libertação do seu povo contra o sistema escravocrata vigente, sendo – até hoje – um dos maiores símbolos de combate ao racismo no Brasil.

Ele foi assassinado enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O Quilombo dos Palmares, localizado no atual estado de Alagoas, liderado por Zumbi, formava a resistência ao sistema escravocrata que vigorava. Ali, os negros escravizados recuperavam sua liberdade, preservavam a cultura africana na colônia e viviam do plantio e do comércio realizado com cidades próximas.

O idealizador da data foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira, um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

Em 1971, ano da fundação do grupo, ele propôs uma data que comemorasse o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado (MNU) no país, que transformou a data em âmbito nacional.

A data fortalece referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também traz referências para lideranças atuais. Surge como uma iniciativa de gerar reflexão para as questões raciais no Brasil, suscitando discussões e reflexões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano. Porém, a história e a contribuição negra para formação da sociedade brasileira é constantemente apagada, marginalizada e esmagada pelo racismo estrutural.

A Consciência Negra traz uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, valorizando sua história e o impacto que os negros tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja na música, na política, na religião, na gastronomia e em tantos outros fatores profundamente influenciados pela cultura negra.

A data, além de despertar e encorajar a sociedade – como um todo – para a luta contra a discriminação, enaltece os Ser Negro e evidencia a potência e a pluraridade de um povo. É sobre dar voz, espaço, oportunidades, respeito.

A contribuição dos negros para a música e para cultura brasileira é imensurável, e – entre as diversas formas que eles encontram para resistir ao racismo estrutural impregnado na nossa sociedade, a música é um importante instrumento: é uma forma de sobrevivência, de manifestação, de combate ao racismo e de evidenciar o orgulho de ser negro.

Fizemos uma playlist especial para este dia de importante reflexão para toda a sociedade. Que a Consciência Negra esteja presente em todos os dias de nossas vidas e que – a cada dia mais – nós, como sociedade, lutemos contra a discriminação racial e o racismo estrutural.