Fagner completa 72 anos

Por: Novabrasil
13 de outubro de 2021

Hoje é aniversário de Raimundo Fagner!

Cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, Fagner nasceu em Fortaleza, no Ceará, no ano de 1949 e passou a infância e juventude no município de Orós.

Começou a cantar ainda criança e teve como referências grandes nomes da MPB como Luiz Gonzaga, Orlando Silva e Nelson Gonçalves. Venceu festivais de música popular brasileira em seu estado e também em Brasília, antes de despontar nacionalmente.

Foi – junto com outros grandes nomes como Belchior e Fausto Nilo – um dos integrantes do chamado “Pessoal do Ceará”, uma turma de jovens artistas e intelectuais cearenses que despontaram no cenário cultural brasileiro no início dos anos 70, dando origem a um dos mais importantes movimentos da música contemporânea do país.

Lançou seu primeiro disco solo em 1973, Manera Fru Fru, Manera, que trouxe o grande sucesso Canteiros, música sua sobre a poesia de Cecília Meireles.

Desde então, foram mais de 40 discos, em que trouxe grande contribuição para a música popular brasileira, fez parcerias importantes com nomes como Belchior, Luiz Gonzaga, Zé Ramalho e Zeca Baleiro e lançou grandes clássicos em sua voz como: Deslizes, Borbulhas de Amor, Pedras Que Cantam, Espumas ao Vento, Dezembro, Mucuripe, Faz de Conta e Revelação.

Parabéns, Fagner!

MPB
 

DESTAQUES | PODCASTS