Hoje é aniversário de Sérgio Britto!

Único integrante não paulistano dos Titãs, Sérgio mudou-se para São Paulo – onde conheceu os companheiros de banda – com 14 anos. Antes disso, viveu em Brasília (mudou-se para lá pouco depois de nascer, no Rio de Janeiro, em 1959) por conta do trabalho de seu pai, o advogado e político Almino Afonso, que era deputado federal na época, líder do Partido Trabalhista Brasileiro e grande inimigo e opositor da ditadura militar.

Um ano depois do golpe militar, a família precisou exilar-se no Chile, onde Sérgio viveu por nove anos, sendo alfabetizado em espanhol, até voltar ao Brasil. Em São Paulo, começou a estudar piano e violão – escutava música clássica desde a infância – e foi estudar no Colégio Equipe, onde conheceu os outros integrantes dos Titãs.

Enquanto os outros futuros membros dos Titãs passavam por várias bandas e festivais, Britto compunha sozinho, em casa, dividindo-se entre a música e os textos do poeta tropicalista Torquato Neto. A obra de Torquato inspirou Britto a fazer suas primeiras músicas, como Go Back, cuja letra foi musicada e entrou para o LP de estreia dos Titãs, em 1984.

A banda de rock tornou-se uma das mais importantes da história da música brasileira e está em completa atividade até os dias de hoje. Sérgio é tecladista e vocalista dos Titãs, além de ser o compositor com maior número de canções gravadas pela banda.

Alguns integrantes já deixaram os Titãs, mas Sérgio ainda faz parte da formação, além de – desde 2000 – seguir, paralelamente, uma carreira solo de sucesso.

Entre as composições de Britto nos Titãs (em parceria com outros integrantes), destacamos outros grandes hits como: Homem Primata, Comida, Miséria, Bichos Escrotos, Diversão, Domingo, Flores, Marvin e Epitáfio. Já em carreira solo, possui os sucessos: Purabossanova, Aqui Neste Lugar, Pedras Preciosas, Os Olhos do Sol e Pra Te Alcançar.

Viva, Sérgio Britto!