Hoje, 23 de julho de 2021, um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira completa 72 anos: Flávio Venturini!

O cantor, compositor, tecladista e pianista de Belo Horizonte iniciou seus estudos musicais aos 15 anos, primeiro com o acordeom e depois partiu para o piano.

Começou a sua carreira nos anos 1970, quando integrou o movimento de artistas mineiros Clube da Esquina, ao lado de conterrâneos como Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes. Antes disso, Flávio já participava de grandes festivais de música.

No disco Clube da Esquina II, está presente a canção Nascente, de Venturini em parceria com Murilo Antunes.

Flávio foi tecladista, vocalista e compositor da banda de rock progressivo O Terço por três anos, antes de formar o grupo 14 Bis, em 1979, apadrinhado por Milton Nascimento. Com a banda, lançou – entre outros – os grandes sucessos: Linda Juventude e Planeta Sonho (ambas em parceria com Márcio Borges) e Todo Azul do Mar (parceria com Ronaldo Bastos).

Em 1989, Venturini segue para uma carreira solo de sucesso, em que compôs grandes clássicos como as canções: Noites com Sol e Princesa (ambas em parceria com Ronaldo Bastos), Espanhola (com Guarabyra), Mais Uma Vez (com Renato Russo), além da clássica adaptação e arranjo de sua autoria para a canção Céu de Santo Amaro, inspirada na melodia de J. Sebastian Bach.

Sua rica obra como compositor foi gravada por diversos artistas importantes da MPB, como Leila Pinheiro, Jane Duboc, Emílio Santiago, Simone, Milton Nascimento, Nana Caymmi e Beto Guedes.

O artista também já participou do nosso projeto Novabrasil Em Casa.

Viva o grande Flávio Venturini!