Hoje é aniversário de uma das divas da nossa MPB: Baby do Brasil!

Também conhecida como Baby Consuelo – que foi o seu primeiro nome artístico – a cantora, compositora e multi-instrumentista entrou para a história da música popular brasileira quando passou a integrar o grupo Novos Baianos, com apenas 17 anos. Com sua voz única e potente – que traz traços bem brasileiros somados a influências jazzísticas – irreverência e originalidade, conquistou o Brasil para sempre e tornou-se uma das maiores vozes da nossa música.

No início dos anos 70, Baby e os Novos Baianos transformam para sempre a cena musical brasileira com suas composições icônicas, que misturam o rock – vertente inicial do grupo – com samba, ijexá, frevo, choro, afoxé, baião, influências da Tropicália, da Jovem Guarda e da bossa nova. Em 1972, lançaram o icônico disco Acabou Chorare, considerado o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone Brasil.

Com os Novos Baianos, lançou sucessos como A Menina Dança, Tinindo Trincando (Moraes Moreira e Galvão) e Brasil Pandeiro (Assis Valente).

Depois de dez anos com a banda, Baby seguiu em uma carreira solo de sucesso e – com sua voz e interpretação inconfundíveis – lançou canções clássicas como Menino do Rio, de Caetano Veloso, feita especialmente para ela; Todo Dia Era Dia de Índio, de Jorge Ben Jor; além de composições dela como Um Auê Com Você, Telúrica (parceria com Jorginho Gomes) e Sem Pecado e Sem Juízo (com Pepeu Gomes).

Sempre à frente do seu tempo, Baby foi também a primeira cantora de trio elétrico do Brasil, em 1977, dois anos depois de Moraes Moreira inaugurar a modalidade, num tempo em que os trios do carnaval de Salvador ainda eram só instrumentais.

Curiosidade: a artista compareceu ao Festival Novabrasil 2019 para assistir a maravilhosa line-up do evento.