O cantor e compositor que fundou a Legião Urbana, Renato Russo, que morreu em 11 de outubro de 1996, completaria 59 anos nesta quarta-feira, 27. Vítima de complicações decorrentes da aids, Renato tinha apenas 36 anos, mas já havia inscrito seu nome na história do rock nacional.

Apesar de ser conhecido como um ícone de Brasília, ele nasceu no Rio de Janeiro, onde viveu até os seis anos na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade. Antes de ir para Brasília, o cantor ainda morou dois anos em Nova York com sua família. Foi só em 1973 que Renato se mudou para um apartamento de 150 metros quadrados do Bloco B da SQS 303, na Asa Sul de Brasília.

Antes da carreira musical, Renato teve empregos curiosos. Logo após se mudar para Brasília, Renato foi matriculado no curso Cultura Inglesa, onde estudou e acabou virando professor. Além disso, após se formar em jornalismo, o futuro músico trabalhou como locutor na Rádio Planalto FM, onde apresentou um programa de jazz e, posteriormente, um só com músicas dos Beatles.

Com apenas 15 anos, o líder da Legião Urbana foi diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Por conta disso, precisou implantar três pinos de platina na bacia. Na época, Renato ficou seis meses de cama quase sem se movimentar e a recuperação durou mais um ano e meio – que ele usou para ouvir muita música.

O nome oficial do vocalista da Legião Urbana é Renato Manfredini Júnior. O Russo veio da época que ele se recuperava do tratamento de epifisiólise, quando passava muito tempo lendo. Dessa fase veio o sobrenome Russo, inspirado no filósofo e compositor Jean-Jacques Rousseau e no filósofo e matemático Bertrand Russell.

Renato revelou que nutria um amor platônico pelo companheiro de banda Dado Villa-Lobos, a quem traduzia como “um raro exemplo de beleza física aliada a sex appeal”. Seu relacionamento mais longo, porém, durou apenas seis meses e foi como um rapaz chamado Robert Scott Hickmon. Os dois se conheceram em Nova York, em novembro de 1989, e chegaram a morar juntos durante pouco tempo em 1990.

O filho de Renato Russo se chama Giuliano Manfredini e é fruto de um envolvimento rápido do cantor com a fã Raphaela Manuel Bueno. A jovem engravidou logo nas primeiras semanas do relacionamento com Renato, sumiu e só reapareceu quando Giuliano já tinha três meses. No mesmo ano, Raphaela faleceu em um acidente de carro e a guarda da criança ficou com os pais de Renato.

Seu segundo álbum solo, chamado “Equilíbrio Distante” é composto por 13 músicas em italiano, das quais quatro são covers da cantora Laura Pausini. O álbum, lançado em 1995, contém a faixa “Strani Amori”, último vídeo-clipe em que Renato Russo aparece.

O último show de Renato com a Legião Urbana foi no dia 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações “Reggae Night” em Santos, litoral de São Paulo. A apresentação era parte de uma turnê que foi cancelada logo depois deste show. Na ocasião, Renato deitou no palco e plateia começou a cantar “Faroeste Caboclo”. Ele continuou deitado, pediu para apagar a luz e só o público cantou a gigantesca letra.

 

Confira lista com regravações de clássicos da Legião Urbana:

1. Zelia Duncan – “Quase sem querer”

2. Cassia Eller – “Por enquanto”

3. Paralamas do Sucesso – “Que País é este?”

4. Marina Lima – “Ainda é cedo”

5. Barão Vermelho – “Quando o sol bater na janela do seu quarto”

6. Maria Gadú – “Quase sem querer”

7. Simone – “Será”

8. Biquini Cavadão – “Angra dos Reis”