Um dos maiores sucessos da MPB e da carreira de Djavan foi a música Oceano. Foi uma das músicas mais executadas no ano de 1989, devido a sua inserção na trilha sonora da novela “Top Model”, exibida pela Rede Globo, sendo o tema dos dois protagonistas, Duda (Malu Mader) e Lucas (Taumaturgo Ferreira).

Segundo o próprio Djavan, “Oceano” nasceu de uma ideia sua em compor em espanhol algo semelhante a um flamenco. Mas acabou desistindo da ideia, deixando um trecho da melodia gravado em uma fita cassete que foi abandonada em uma gaveta. Essa era uma prática comum do músico, gravar e arquivar alguns trechos de suas composições em seus momentos criativos.

O tempo passou, Djavan estava no meio de uma viagem aos Estados Unidos quando recebeu uma ligação de sua filha Flávia Virgínia. Ela disse que estava mexendo nas fitas do pai e encontrou a tal da gravação. Ao ouvir a música, ficou encantada e insistiu para que ele retomasse o trabalho.

Então, ao retornar para o Brasil, Djavan deixou a ideia da música em espanhol de lado e completou a melodia em português mesmo, cinco anos após a composição original.  Mas ainda podemos identificar uma pitadinha espanhola pela participação do violonista flamenco Paco de Lucia, conhecido internacionalmente.

Confira o vídeo abaixo onde o próprio Djavan fala sobre essa história:

Por Luciana Piva