Caetanear ou Djavanear?

13 de setembro de 2017Notas Musicais

Você já criou um verbo para designar alguma ação? Djavan já! Quem nunca perguntou o significado de “caetanear” na música “Sina”, uma das mais famosas do seu repertório? A letra foi composta em 1982, para homenagear o cantor e compositor Caetano Veloso, grande amigo de Djavan.

 

Ao verbalizar Caetano, Djavan demonstrou todo o amor e admiração que sentia pelo amigo e explicou que o verbo “Caetanear” significa “compor como Caetano”. A música faz parte do quinto álbum do artista, “Luz” que também conta com os sucessos “Samurai”, “Pétala” e “Capim”. Também foi escolhida para integrar a trilha sonora do filme “Confissões de Adolescente”, dando um tom festivo à trama.

 

Apesar da homenagem, a música foi feita com base em uma relação de amor não alcançado, onde o sujeito sente saudades de uma pessoa, mas não tem uma oportunidade de conquistá-la. Caetano diz, em tom de brincadeira, que canta a música com o verbo “Djavanear”, para aliviar o tom da responsabilidade e chegou a gravar a música em seu álbum “Cores, Nomes”. Confira abaixo o vídeo da música com os dois amigos dividindo o palco: