Brincar de Viver

5 de setembro de 2017Notas Musicais

A música “Brincar de Viver” é uma das mais conhecidas no repertório de Maria Bethânia. Ela foi composta por Guilherme Arantes, inspirado em uma canção de Jon Lucien, especialmente para o Programa Plunct, Plact Zum, especial infantil da Rede Globo. Exibido na faixa de programação “Sexta Super” em 1983, foi o primeiro de uma série de musicais infantis que a emissora apresentou no mesmo ano. Guilherme foi contatado pela produção do programa para escrever a letra tendo como base a canção de Jon. Segundo o compositor, o trabalho veio em uma época inspiradora, pois já era pai de duas crianças pequenas e o terceiro filho já estava a caminho. Dessa forma a letra nasceu com grande naturalidade. A música seria apresentada no final do especial, quando Maria Bethânia aparecia envolta em uma aura espiritual, sendo chamada pelas crianças e cantando junto com elas. Ela e Guilherme se tornaram grandes amigos após as gravações!

 

O show contava a história de um grupo de crianças que saíram de casa para realizar seus sonhos, embarcando dentro de uma nave espacial para viver uma aventura. Durante o percurso, deparam-se com situações inusitadas e novas descobertas. Guto Graça Mello, diretor musical do programa, foi o responsável pela seleção das músicas e dos intérpretes e era fundamental que fossem escolhidos nomes que estivessem dispostos a participar também das gravações do especial, já que a trilha seria encenada. Houve uma mistura de atores e músicos no elenco, como Jô Soares (interpretando a música “Planeta Doce”), Raul Seixas (vivendo um carimbador maluco), Fafá de Belém (dando voz à música “Sereia” de Lulu Santos e Nelson Motta), além da própria Maria Bethânia (vivendo uma fada como personagem). Nem precisamos dizer que o elenco caprichou na interpretação!

 

A música de Guilherme Arantes foi um dos maiores hits do programa, junto com “O Carimbador Maluco”, de Raul Seixas, o grande sucesso da trilha sonora. A grande audiência do programa levou à produção de um disco pela gravadora Som Livre. Além disso, o musical chegou a ser reapresentado três vezes na emissora: em julho de 1983, em janeiro de 1984 e em julho de 1997. Vale a pena conferir a escolha das músicas, tanto para as pessoas que viveram a década de 80 quanto as que nunca ouviram falar sobre o show!