Seu Jorge já foi marceneiro, borracheiro, descascador e até já serviu ao exército por um curto período. Tudo isso antes dele se tornar um dos cantores e atores mais conhecidos do Brasil.

Cursando Teatro na UERJ, Seu Jorge virou um artista e participou de 20 espetáculos. Anos depois, integrou a banda Farofa Carioca, que produzia músicas inspiradas no rap, samba, funk e reggae.

Seu Jorge é responsável por músicas que são símbolos do Brasil e são reconhecidas nacional e internacionalmente. Quer saber mais sobre esse grande artista brasileiro? Então, leia este artigo!

Quem é Seu Jorge?

Seu Jorge é o apelido para Jorge Mário da Silva. Nascido em 1980 em Belford Roxo no Rio de Janeiro, desde cedo manifestou interesse pela carreira musical. Durante toda a sua infância, passou por diversos empregos. Gostava de frequentar bailes e rodas de samba cariocas e, por isso, começou a cantar cedo na noite.

Aos 19 anos, Seu Jorge saiu de casa para morar na rua, onde permaneceu por alguns anos e teve seu primeiro contato com o teatro. O clarinetista Paulo Moura foi quem descobriu Seu Jorge por meio de um teste para um musical e, a partir daí, a vida do artista mudou.

Prossiga com a leitura deste artigo para entender mais sobre a carreira de Seu Jorge na música e nas interpretações!

Confira a carreira de Seu Jorge

Seu Jorge produziu músicas que se tornaram bastante conhecidas em todo o Brasil e até mesmo fora do País. Além disso, ele participou de produções cinematográficas e de peças de teatros que marcaram a sua carreira. Neste tópico, vamos te mostrar o histórico da carreira de Seu Jorge!

Música

Seu Jorge recebeu esse apelido graças ao seu amigo e baterista Marcelo Yuka. O artista teve sua primeira realização profissional na carreira musical no ano de 1998, quando passou a ser um integrante da banda Farofa Carioca e lançou o disco Moro no Brasil.

Três anos depois, Seu Jorge lançou seu primeiro disco solo, chamado de Samba Esporte Fino. Esse disco foi produzido por Mário Caldato e Seu Jorge.

Em 2002, em conjunto com Ed Motta, fez a composição da música “Tem espaço na Van”. Além disso, no mesmo ano, desenvolveu o projeto de samba de partido alto denominado “Caatinga de Swing”, que fez apresentações em uma boate na zona sul do Rio de Janeiro.

Um ano depois, com a ajuda do produtor musical francês Jerome Pigeon, foi gravado o disco CRU em Itaipava. Também em 2003, as músicas “Beat da Beata” e “Não fale desse jeito”, em parceria com a cantora Ana Carolina, foram gravadas. As músicas foram para um dos discos de grande sucesso da cantora.

No ano de 2004, Seu Jorge foi para Roma com o objetivo de fazer a gravação do videoclipe da música “Tive Razão”. Nesse clipe, dirigido por Mariana Jorge, participaram os atores Willem Dafoe e Bill Murray.

Seu Jorge, nos anos de 2003 e 2004, recebeu o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor cantor do ano.

No mês de setembro de 2004, ele lançou o disco CRU na França e na Inglaterra. Por causa desse lançamento, ganhou 5 estrelas na crítica especializada francesa e inglesa, além de editoriais de ênfase em revistas famosas e participações ao vivo em programas de televisão.

O público e a mídia da Europa passaram a considerar o Seu Jorge como um novo grande representante da música brasileira. Em razão disso, a BBC o convidou para cantar junto com Black Eyed Peas e Foo Fighters no programa de televisão de Jools Holland. Nessa mesma época, Seu Jorge fez turnê pela Europa e cantou em diversos locais famosos do continente.

Até meados de 2005, Seu Jorge já tinha muitos fãs desde o Farofa Carioca. Nesse período, resolveu lançar o disco CRU no Japão. Voltou para o Brasil para fazer a gravação do disco e do DVD do show Seu Jorge & Ana Carolina – ao vivo.  No final de 2005, a turnê do disco CRU foi levada para as principais cidades dos Estados Unidos.

Durante o carnaval de 2006, Seu Jorge gravou um documentário contando sobre sua vida para a BBC de Londres. Esse documentário foi exibido, por exemplo, em diversos países da Europa, assim como no Brasil e nos Estados Unidos. No mês de maio, Seu Jorge participou da gravação de um programa da CNN exibido em todo o mundo. Entre os meses de junho e julho, Seu Jorge fez uma turnê nos EUA e no Canadá. Durante essa turnê, o artista realizou 21 shows em 29 dias. Posteriormente, resolveu estender a turnê para o Reino Unido e Portugal.

No final do ano de 2006, ele decidiu se dedicar para a gravação e para a produção de América Brasil – O Disco. Essa produção ganhou uma turnê de 2 anos consecutivos no Brasil e em outros países e também um DVD.

Quatro anos depois da produção de América Brasil – O Disco, mais precisamente no mês de julho, aconteceu o lançamento do disco Seu Jorge & Almaz por uma gravadora americana. Em meados de 2010, fez uma turnê composta por 16 shows pelas principais cidades americanas. Em 2011, o disco Músicas para Churrasco Vol. 1 foi lançado.

Cinema

Seu Jorge ficou tão reconhecido em razão de sua arte através da música e da interpretação. O artista já lançou mais de 12 álbuns, 28 colaborações e participou de 20 filmes.

Se você está pesquisando por “filme Seu Jorge”, saiba que um grande exemplo de atuação do artista no cinema é no filme “Cidade de Deus” de Fernando Meirelles, no qual interpretou o personagem  Mané Galinha. Ademais, fez o papel de Pelé dos Santos no filme americano “The Life Aquatic with Steve Zissou”.

No ano de 2010, o músico Seu Jorge aparece novamente nas telas do cinema fazendo uma participação especial no filme “Tropa de Elite 2”, atuando ao lado de Wagner Moura.

Além do cinema, Seu Jorge encenou mais de 20 peças de teatro com a companhia TUERJ.

Quer descobrir 3 fatos interessantes sobre o cantor Seu Jorge? Basta prosseguir com a leitura para o próximo tópico deste artigo!

3 fatos sobre o cantor Seu Jorge

Neste tópico, você encontrará três curiosidades sobre o Seu Jorge!

Popularização do samba-pop

Seu Jorge é visto por muitos como o responsável por popularizar o samba-pop. O artista lançou inúmeros álbuns aclamados pela crítica tanto com a banda Farofa Carioca quanto em carreira solo.

Infância e o trabalho

Aos dez anos, Seu Jorge começa a trabalhar em uma borracharia. Essa foi uma de suas primeiras ocupações, visto que também atuou como marceneiro, entre outros.

Seu Jorge e a moda

No ano de 2021, o artista em conjunto com a estilista Rachel Roy trabalhou na produção de uma coleção de roupas esportivas, bolsas, jóias e calçados. A coleção tinha como objetivo celebrar a cultura brasileira.

Quer escutar as músicas do Seu Jorge? Então, descubra no próximo tópico a lista de músicas do Seu Jorge que consideramos indispensáveis para a sua playlist!

Quais as músicas do Seu Jorge indispensáveis na sua playlist?

Abaixo, você irá encontrar as três principais músicas do Seu Jorge para conhecer mais sobre esse artista tão importante.

Burguesinha

A música “Burguesinha” já foi tema de novela e, quando foi lançada, tocava muito nas rádios.

Mina do Condomínio

Em “Mina do Condomínio”, Seu Jorge canta a respeito de uma mulher que está romanticamente interessada, porém não sabe se o sentimento é recíproco.

São Gonça

“São Gonça” é uma produção voltada para a celebração da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ela foi lançada no ano de 1998 e é a respeito de um romance complicado entre um morador da cidade e uma moça.

Ao final da leitura deste artigo, você conheceu mais sobre a carreira e a vida do Seu Jorge. Você também pode conhecer mais sobre outros artistas conferindo o podcast: Maria Bethânia Podcast. Se você gostou do nosso conteúdo, clique aqui e explore os demais artigos da Nova Brasil FM!