Perfil do Artista

Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 23 de setembro de 1962

Paulo Ricardo cresceu ouvindo bossa nova e Jovem Guarda. Desde a infância interessou-se por música, estudando um pouco de teclado na adolescência. Em 1977, muda-se para São Paulo e passa a atuar como baterista em uma banda, aprendendo em seguida a tocar violão. Logo forma a banda Prisma e, já nos anos 80, o grupo Aura, sempre voltado para o rock progressivo e new wave. Depois de cursar alguns períodos da faculdade de jornalismo, passa uma temporada em Londres, entre 1982 e 1983, onde trabalha como correspondente de uma revista de música.

De volta ao Brasil, forma o grupo RPM (Revoluções Por Minuto), no qual tocava baixo e era o vocalista, junto de Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e P. A.. O grupo estréia em show em 1984 e se tornam um dos maiores fenômenos do rock brasileiro, em apenas um único disco vendeu 2,5 milhões de cópias.

Na década de 1990, o cantor iniciou uma carreira solo, no qual passou por vários estilos, com ênfase na música romântica, até que, em 2002, retomou a carreira junto ao grupo RPM, lançando CD e DVD ao vivo. No mesmo ano, a Dreamworks estava com a sua nova animação chamada Spirit – O Corcel Indomável, onde a trilha sonora original em inglês foi cantada pelo cantor Bryan Adams então, a Dreamworks convidou o Paulo Ricardo para cantar a trilha sonora da versão brasileira do filme. Algum tempo depois, a banda novamente se desfez, por conta da marca RPM.

Então, Paulo Ricardo lança o seu mais novo projeto, o grupo PR.5 formado pelo próprio Paulo Ricardo, P.A., Jax Molina, Juninho, Paulinho e Yann Lao. Atualmente, Paulo Ricardo é líder da banda PR.5 e, lançou o CD solo Acoustic Live com participação dos integrantes do PR.5 e convidados. Neste CD, o cantor interpreta sucessos internacionais de bandas e cantores que influenciaram sua formação musical.

No ano de 2002, voltou a integrar o grupo RPM, com o qual fez vários shows em diversas capitais brasileiras. Neste mesmo ano, se aventurou como ator durante sua participação em alguns capítulos, na novela “Esperança”, da Rede Globo.

Três anos mais tarde, ao lado de Ritche, Leoni, Kid Vinil e Léo Jaime, apresentou o show “Geração 80″, no Rio de Janeiro. O show também passou por Fortaleza, Rio Branco e São Paulo.

Em 2006, lança o CD Prisma (nome de sua primeira banda), retomando o seu lado romantico. Em 2007, volta a conversar com Luiz Schiavon, renascendo a esperança de muitos fãs de uma possível volta do RPM.

Referência: Site Oficial e Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira

Discografia: 1989 – Paulo Ricardo 1991 – Psico-Trópico 1993 – Paulo Ricardo & RPM 1993 – Paulo Ricardo & RPM (em espanhol) 1996 – Rock Popular Brasileiro 1997 – O Amor Me Escolheu 1998 – La Cruz Y La Espada (em espanhol) 1999 – Amor de Verdade 2000 – Paulo Ricardo 2001 – Paulo Ricardo (re-editado com a inclusão de duas faixas) 2004 – Zum Zum (com PR-5) 2005 – Acoustic Live 2006 – Prisma