Perfil do Artista

Nando Reis (José Fernando Gomes dos Reis) Nasceu em São Paulo (SP), no dia 12 de janeiro de 1963

Nando Reis iniciou a carreira como baixista da banda Titãs, em 1982, quando dividia o vocal do grupo com o companheiro Paulo Miklos. Em 1995, lançou em carreira solo com o disco “12 de janeiro”, uma referência à data do seu aniversário.

O segundo disco de sua carreira demorou cinco anos para ser lançado. “Para quando o arco-íris encontrar o pote de ouro” é o nome da obra que foi gravada em Seattle, nos EUA, e contou com a participação do baterista Barret Martin, ex-Screaming Trees e músico de estúdio do R.E.M., e do tecladista Alex Valey, do Maktub.

O disco “Infernal… But there is still a full moon shining over Jalalabad (Infernal… Mas ainda há uma lua cheia brilhando sobre Jalalabad – em tradução livre)”, foi lançado em 2002. Nele, Nando Reis regravou alguns sucessos de sua autoria, como, “O segundo sol” e “E.C.T” (gravadas por Cássia Éller), “Resposta” (Skank e também Milton Nascimento), “Onde você mora” (com o grupo Cidade Negra), “Marvin” e “Cegos do castelo” (sucessos do grupo Titãs).

Em setembro deste mesmo ano desligou-se do grupo Titãs por causa de algumas divergências com membros do grupo e decidiu dedicar-se apenas a sua carreira. Ainda em 2002, foi lançado o livro “A vida até parece uma festa”, biografia do grupo Titãs escrita pelos jornalistas Hérica Marmo e Luiz André Alzer.

Apresentou-se no Citibank Hall o show “Nando Reis & Convidados – Tributo à Cassia Eller”, em 2003. Neste mesmo ano, lançou seu terceiro o CD “A letra A”, disco no qual regravou “Luz dos olhos” e incluiu várias inéditas, entre elas “Dentro do mesmo time”. O álbum teve participação especial do guitarrista americano Peter Buck (da banda R.E.M) em uma das faixas.

No ano seguinte apresentou-se, ao lado de Marcelo D2, em um dos dias do “Festival Skol Rio”, na Lona da Marina da Glória, no Rio de Janeiro.  Ainda em 2004, gravou o CD/ DVD “MTV Ao vivo: Nando Reis e os Infernais”, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, acompanhado dos músicos Felipe Cambraia (baixo e voz), Carlos Pontual (guitarra e voz), João Viana (bateria) e Alex Veley (teclados). A obra foi lançada apenas no ano seguinte pela Universal Music, o DVD incluiu as inéditas “Dessa vez” e “Me diga”.

Em 2006 lançou, pela Universal Music, o CD “Sim e não”, que contou com 12 faixas inéditas, entre elas “Espatódea”, feita em homenagem a sua filha Zoé. 2007 foi o ano em que lançou o CD/ DVD “Lual MTV: Nando Reis e os Infernais”, gravado na Praia Vermelha, em Ubatuba, no litoral de São Paulo. O disco contou com as participações da percussionista Lan Lan, dos cantores Samuel Rosa, Negra Li, Andréa Martins e do guitarrista Andreas Kisser.

A Som Livre lançou o CD “Perfil: Nando Reis”, em 2008, no qual incluiu os maiores sucessos da carreira solo do cantor e da época em que era baixista do Titãs.

No ano seguinte gravou o álbum “Drês” que foi produzido por Carlos Pontual e lançado pela Universal Music. O CD contou com a participação da cantora Ana Cañas, na faixa “Pra você guardei o amor”.

Em 2010 lançou o CD/DVD “Bailão do Ruivão”, o qual apresentou composições de autores da música nacional e internacional, como: “Whisky a go go” (Roupa Nova), “Severina xique-xique” (Genival lacerda), “Fogo da paixão”, de Wando, “My pledge of love”, de Joe Jeffrey Group, “Chorando se foi” e “Você não vale nada mais eu gosto de você”, da banda de forró Calcinha Preta.

Como parte de sua homenagem a cantora Cássia Eller, lançou, em 2011 o CD “Relicário”, somente com músicas de sua autoria gravadas pela cantora. A obra contou com três faixas inéditas “Baby love”, “As coisas tão mais lindas” e “Um tiro no coração”. As duas últimas gravações são duetos que gravou ao lado de Cássia para o show de uma emissora de rádio.

Em 2012 disponibilizou para venda em seu site na internet o CD “Sei”, com 15 faixas inéditas, entre elas estão “Back in Vânia” e “Eu e a bispa”. O disco foi gravado com a banda Os Infernais em Seattle, nos Estados Unidos e contou com a produção de Jack Endino.

Referência: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira

Discografia: (2012) Sei (2010) Bailão do Ruivão (2009) Drês (2008) Perfil: Nando Reis (2007) Lual MTV: Nando Reis e os Infernais (2007) Lual MTV: Nando Reis e os Infernais (2006) Sim e não (2005) MTV Ao vivo: Nando Reis e os Infernais (2005) MTV Ao vivo: Nando Reis e os Infernais (2003) A letra A (2002) Infernal… But there is still a full moon shining over Jalalabad (2002) Eu e meu guarda (2001) A melhor banda de Todos os tempos da última semana (2000) Para quando o arco-íris encontrar o pote de ouro (1999) As dez mais (1998) Titãs. Volume dois (1995) Domingo (1995) 12 de janeiro (1994) Titãs 84-94 (1993) Titanomaquia (1992) Tudo ao mesmo tempo agora (1989) Ô blésq blom (1988) Go back (1987) Jesus não tem dentes no país dos banguelas (1986) Cabeça dinossauro (1985) Televisão (1984) Titãs