José Fernando Gomes dos Reis, mais conhecido pelo nome artístico Nando Reis, é um cantor e compositor braisleiro nascido em São Paulo. O artista teve contato com a música desde muito cedo, uma vez que sua família o apresentou grandes nomes nacionais e internacionais.

Aos 7 anos, ele ganhou seu primeiro instrumento e, aos 12, começou a fazer aulas de violão e a compor suas primeiras músicas. Mas foi quando integrou o grupo de rock Titãs que ganhou notoriedade no cenário musical brasileiro.

A banda surgiu em 1982 e sua formação inicial tinha os integrantes Ciro Pessoa, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Nando Reis, Sérgio Britto, Paulo Miklos, André Jung, Tony Bellotto e Marcelo Fromer.

Nando Reis deixou os Titãs em 2002 e hoje segue carreira solo, mas antes disso, mesmo no grupo, já havia lançado trabalhos solos. Seu primeiro álbum sozinho se chama 12 de Janeiro, ele foi lançado em 1995 e agora em 2023 ganhou um relançamento em comemoração aos 60 anos de idade do cantor. Saiba tudo sobre a novidade a seguir!

Nando Reis lança nova edição de primeiro álbum solo em comemoração aos seus 60 anos de idade
Nando Reis lança nova edição de primeiro álbum solo em comemoração aos seus 60 anos de idade. | Foto: Divulgação.

Nando Reis comemora seus 60 anos

Nascido no dia 12 de janeiro de 1963, Nando Reis comemorou seus 60 anos de idade em 2023. Com mais de 40 anos de carreira, ele continua empenhado na música e para comemorar mais um ano de vida e uma idade para lá de especial, o artista lançou uma nova versão de seu primeiro álbum solo 12 de janeiro, no dia 12 deste mês. 

“Começo a comemorar meus 60 anos exatamente do começo”, disse Nando Reis quando anunciou a novidade em seu Instagram.

Em entrevista ao O Tempo, ele contou sobre seus sentimentos em relação à nova idade: 

“Eu confesso, embora essas efemérides tenham sua graça, sei também que elas não são diferentes de nenhuma outra data, mas despertam essa celebração e eu gosto de festa, saca?”. 

“Chegar aos 60 acaba sendo uma oportunidade de fazer essa reflexão, a vida pode ser também levada de uma maneira tão dinâmica, atribulada e desatenta que você não se dá conta dessas coisas, desse excesso de informações, de demandas”, acrescentou.

O álbum solo de Nando Reis

O álbum 12 de janeiro foi gravado em 1994 e lançado no dia 12 de janeiro de 1995. Na época, Nando Reis ainda integrava o grupo Titãs e chamava atenção por seu talento. O álbum ganha a data de seu aniversário e traz sucessos como A Fila, Me Diga, Foi Embora e muito mais.

https://youtu.be/0pEKopjCMbk

A influência de Nando Reis na música brasileira

Com mais de 6 milhões de cópias vendidas, Nando Reis já lançou mais de 10 álbuns, venceu 2 Grammys Latinos e foi indicado 12 vezes. Graças a tanto talento e muitas conquistas, o artista é considerado um dos maiores compositores da história da MPB.

Suas composições chamam atenção desde o início de sua carreira, principalmente quando sua colega de vida e profissão Cássia Eller (1962 – 2001) lançou o álbum em que apresentou a composição de Nando Reis, O Segundo Sol, em 1999. A canção chegou, inclusive, a ser tema de abertura da novela Segundo Sol (2018), da TV Globo.

A evolução no estilo de Nando Reis

Se tem uma coisa que não falta na carreira de Nando Reis é a versatilidade. Sem limitar sua relação com a música, o artista se aventura em diversos estilos musicais e já fez parcerias com vários nomes da música nacional de diversas gerações.

Nando começou a carreira com os Titãs e seguiu sozinho a partir de 2002. Durante seus anos na música, ele fez parcerias com nomes como Cássia Eller, Samuel Rosa, Pitty, Duda Beat e muitos outros.

Nos últimos tempos, ele tem se aproximado cada vez mais de gerações mais novas da MPB, o que é extremamente relevante para a cultura nacional.

Atualmente, Nando está envolvido nas turnês Nando Hits e Pitty e Nando, que é uma parceria com a cantora de rock Pitty, e começará uma turnê de reencontro com a banda Titãs. 

Além disso, ele também está envolvido com o lançamento da regravação de seu primeiro álbum solo, que promove um encontro de gerações da MPB, e está gravando um novo disco que ainda não tem data de estreia.

A mensagem de Nando Reis em seu álbum solo

O disco 12 de janeiro, como primeiro álbum solo de Nando Reis, representa o início de sua carreira solo como cantor e compositor e o título é marcado com a data de seu nascimento. 

A regravação do álbum representa ainda uma nova fase do cantor, que também se aproxima de novos estilos e de cantores da nova MPB.

No encarte da nova edição de 12 de janeiro, seu filho Theodoro Reis afirma que:

O título, que remete à data do aniversário do meu pai, é de fato muito apropriado para aquilo que representou um novo nascimento. Se até então era membro de uma banda cuja força motriz se assentava na criatividade coletiva e na identidade de um grupo, agora Nando dava o primeiro passo rumo a uma carreira solo. Apartado do amálgama que eram os Titãs, ele podia dar a luz a um som muito diferente do que aquele que eles vinham tocando.

Em entrevista à imprensa, Nando Reis afirma que:

Considero ‘12 de janeiro’ uma espécie de prólogo. Isso fica simbolizado em algo que o distingue de todos os outros da minha discografia: ele foi feito e gravado com violão de nylon. É como se o disco resumisse tudo o que eu era até então, de um acumulado desde a infância, na busca e compreensão de uma linguagem própria.

A receptividade do público ao álbum Solo de Nando Reis

O primeiro álbum solo de Nando Reis teve uma boa receptividade do público e canções como Me Diga dominaram as rádios brasileiras. A repercussão do disco foi tão positiva que o artista ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor compositor, graças a seu trabalho com o disco.

Além disso, ele também foi premiado pela MTV Brasil na categoria de melhor videoclipe, com a música A Fila, um dos sucessos de seu álbum.

A Expansão do Álbum Solo de Nando Reis

Agora, 12 de janeiro ganha uma edição especial em comemoração aos 60 anos de idade de Nando Reis. A nova versão chega em vinil duplo com canções remixadas e remasterizadas. Além disso, o disco foi expandido e ganhou músicas inéditas como Real Grandeza e Gerânio.

Outro destaque da edição é a nova versão de A Fila, que contou com a participação de Jade Beraldo, talento revelado no reality The Voice Brasil, da TV Globo.

 A canção foi lançada no dia 05 de janeiro, antes do lançamento do disco, e já está disponível nas plataformas digitais. A música também já ganhou videoclipe. Confira a seguir: 

E aí, curtiu saber mais sobre a edição especial que comemora os 60 anos de Nando Reis?! Para ficar por dentro de mais lançamentos da MPB, continue de olho nos conteúdos da Novabrasil!