Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Luiz Melodia: conheça a história e principais músicas do cantor

F.Content
14:00 15.05.2022
Mpb

Luiz Melodia: conheça a história e principais músicas do cantor

Luiz Melodia foi um dos grandes nomes atuais da música popular brasileira. Filho de sambista do bairro do Estácio, nasceu em 1951 no Rio de Janeiro, e seu contato com o universo musical começou desde muito cedo. Na sua adolescência, Luiz já compunha e cantava algumas músicas. No entanto, só ficou conhecido pelo Brasil após … Continued

F.Content - 15.05.2022 - 14:00
Luiz Melodia: conheça a história e principais músicas do cantor
Entre fadas e pérolas negras, a morte de Luiz Melodia marca o fim de uma era no MPB. | Foto: ReproduçãoInstagram.

Luiz Melodia foi um dos grandes nomes atuais da música popular brasileira. Filho de sambista do bairro do Estácio, nasceu em 1951 no Rio de Janeiro, e seu contato com o universo musical começou desde muito cedo. Na sua adolescência, Luiz já compunha e cantava algumas músicas. No entanto, só ficou conhecido pelo Brasil após compor o sucesso “Pérola Negra”, gravado por Gal Costa. 

Ao longo da matéria, você conhecerá um pouco melhor Luiz Melodia e como foi o início de sua carreira, o auge da sua carreira artística e musical e como tudo terminou. Continue a leitura!

Entre fadas e pérolas negras, a morte de Luiz Melodia marca o fim de uma era no MPB
Entre fadas e pérolas negras, a morte de Luiz Melodia marca o fim de uma era no MPB. | Foto: Reprodução/Instagram.

Início de carreira

Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido por seu nome artístico Luiz Melodia, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de janeiro de 1951. Luiz era o único filho homem do casal Oswaldo e Eurídice. O garoto descobriu a paixão pela música quando via seu pai tocando em casa. 

No começo, pegava a viola tirando apenas alguns acordes e observando. Seu pai não deixava pegar em sua viola de quatro cordas, relíquia muito belíssima, onde ele aprendeu, posteriormente, a tocar algumas coisas. 

Apesar desse pouco contato com a música, Luiz acabou contrariando seu pai e tirando o sonho dele de ver o filho como um doutor formado. No começo, seu pai não o apoiava na carreira artística, o que não adiantou de nada, já que as coisas simplesmente foram acontecendo. 

Sua carreira musical se iniciou a partir do ano de 1963, junto com o cantor Mizinho. Além de trabalhar com a paixão pela música, Luiz atuava como tipógrafo, vendedor, caixeiro e músico em bares noturnos. 

Logo no ano seguinte, formou um grupo musical com a participação de Manoel, Nazareno e Mizinho, que juntos formavam Os Instantâneos. Depois de abandonar o ginásio, Luiz Melodia passou a adolescência tocando sucessos da jovem guarda e bossa nova com seu grupo.  

Essa experiência, somada à realidade em que vivia de tradicionais sambas dos morros do Rio de Janeiro, resultou em uma mistura de influências, que renderam à Luiz um estilo único. Logo, esse estilo chamou a atenção dos poetas Wally Salomão e Torquato Neto, frequentadores do morro do Estácio.  

Foi através de Wally que Gal Costa acabou conhecendo Luiz Melodia, tornando-se um de seus compositores prediletos e resultando na gravação de “Pérola Negra”, canção presente no disco “Gal a todo vapor”, estreado em 1972. 

Durante a carreira

Não passou muito tempo e “Estácio, Holly Estácio” já ganhava sua interpretação na voz de Maria Bethânia. Foi nessa mesma época que o artista resolveu assumir seu nome artístico, apropriando-se do sobrenome artístico de seu pai Oswaldo.  

No ano seguinte, lançou seu primeiro disco “Pérola Negra”. No entanto, sua postura revelava, na verdade, a mesma inquietude do garoto que tocava iê-iê nos berços de samba carioca, o que lhe rendeu um estilo musical incomparável.  Apesar disso, também recebia muitas críticas: as más línguas o consideravam como um artista “maldito”, junto de alguns nomes como Fagner e João Bosco. Ainda bem que Luiz e sua trupe não eram daqueles que costumavam obedecer. O grupo decidia quais ordens da gravadora burlariam ou não, rompendo com situações que não lhes convinha a qualquer momento.  

Apesar de tudo, sua carreira consolidou-se no disco seguinte, o famoso “Maravilhas contemporâneas”. Lançado em 1976, sua música de destaque é “Mico de circo”, gravada em seu retorno à cidade natal. Foi nas décadas seguintes que Luiz lançou diversos álbuns e realizou muitos shows, inclusive internacionais. No ano de 1987, o artista se apresentou em Chateauvallon, na França e em Berna, na Suíça.  Além disso, também participou do “III Festival da Música de Forcalquier ” na França, em 1992 e em 2004 do Festival de Jazz Montreux, à beira do lago Léman, onde se apresentou no palco principal do festival. 

Ao alcançar o seu tão almejado espaço no universo da música popular brasileira e sendo reconhecido pelo público, Luiz Melodia lançou “Nós”, na década de 80.  Já em seu próximo disco “Relíquias”, de 1985, o cantor faz uma releitura com novos arranjos para sucessos como “Ébano”, “Subanormal” e “Acústico – ao vivo”, de 1999, onde o artista passa novamente por sua obra, só que neste momento por meio da espontaneidade de um disco gravado ao vivo durante sua turnê nacional. 

A morte de Luiz Melodia

A música nacional despediu-se de um dos maiores nomes da música popular no dia 4 de agosto de 2017. O cantor carioca Luiz Melodia faleceu aos 66 anos, por complicações de um câncer na medula. O artista chegou a passar por um transplante, mas não resistiu. 

Com 16 álbuns gravados, seu último “Zerima”, trouxe a turnê ao Recife, como parte da programação de um festival em plena época de carnaval. 

Você pode relembrar alguns dos sucessos compostos pelo artista nos próximos tópicos. 

Relembre os 5 principais sucessos de Luiz Melodia

Sabemos que, antes de seu falecimento, Melodia deixou um grande legado na música popular brasileira, trazendo suas lindas letras e composições para agregar à nossa cultura. Confira uma lista dos 5 os hits de mais sucesso do artista: 

  1. Pérola Negra (1973);
  2. Magrelinha (1973);
  3. Juventude Transviada (1976);
  4. Fadas – feat. Elza Soares (1978);
  5. Codinome Beija-Flor (1991).

Gostou do conteúdo? Se você é amante dos estilos musicais brasileiros e deseja estar por dentro dos sucessos da MPB e de outros gêneros musicais, assim como Luiz Melodia, não deixe de acompanhar a NovaBrasil FM, a emissora de rádio voltada para música popular brasileira do jeitinho que você ama!

Tags relacionadas

Especiais fadas Luiz Melodia magrelinha morte de luiz melodia MPB mpb antiga mpb antigo mpb as melhores nostalgia mpb o melhor da mpb pérolas negras saudade
< Notícia Anterior

Saiba tudo sobre o último álbum de Elza Soares

15.05.2022 09:30
Saiba tudo sobre o último álbum de Elza Soares
Próxima Notícia >

Confira a importância dos festivais de MPB

15.05.2022 15:00
Confira a importância dos festivais de MPB
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business