Perfil do Artista

 

Leoni (Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior) Nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de abril de 1961

Leoni passou a se interessar por música ainda criança quando assistia a festivais com sua mãe. Quando entrou na escola, já tinha amigos que gostavam de rock e aos nove anos passou a estudar violão.

Aos 16 anos decidiu montar uma banda que foi batizada de Chrisma. O grupo se apresentou apenas uma vez, no Teatro Ipanema. A casa ficou lotada e todos os convidados eram de seu colégio.

Já na faculdade, Leoni e Beni Borja, amigo e um dos integrantes da banda Chrisma, estudavam na PUC, e optaram por continuar a tocar rock. Começaram a agregar novos parceiros. Beni indicou George Israel e Leoni sua amiga de francês Paula Toller, mais tarde Bruno se juntou ao grupo e assim surgiu o Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, em 1981.

Leoni permaneceu na banda por apenas cinco anos e em 1986, resolveu montar sua própria banda: “Heróis da Resistência”. Lançou com eles, três LPs e conquistou mais um disco de ouro.

Ao passar do tempo, começaram a se divergirem e o músico voltou para estrada para iniciar carreira solo. E em 1993, lançou o disco “Leoni”. A música “Garotos II” se manteve por meses nas paradas de sucesso e entrou para a trilha sonora da novela “Fera Ferida” exibida, naquele mesmo ano, pela Rede Globo.

No ano seguinte, escreveu um livro de entrevistas com grandes astros do rock. O livro recebeu o nome de “Letra, música e outras conversas”, no qual entrevistou Renato Russo, Lobão, Marina Lima, e outros amigos.

No ano de 2001, se arriscou em outra atividade. Leoni deu início a sua carreira de diretor musical com o espetáculo “Araci de Almeida no mundo de araca”, um musical encenado no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Em 2002 montou seu próprio selo Batuque Elegante, gravando um novo disco “Você sabe o que eu quero dizer”. No ano seguinte lançou Áudio-retrato, com composições que o público desconhecia serem de sua autoria como “Lágrimas e chuva”, “Fixação” e “Exagerado”.

Em 2005 lançou um CD e DVD Ao Vivo que vendeu em média 85 mil exemplares. No seu último disco “Outro Futuro”, Leoni cria uma nova linguagem musical com sua dedicação ao budismo e encontro com índios Ashaninka do Acre.

Em 2010 lançou o DVD “Noite perfeita”, registrado pelo Canal Brasil, no qual foram incluídos sucessos da careira como “Por que não eu?”, “Como eu quero”, “Nada tanto assim”, “Educação sentimental”, “Pintura íntima”, “Exagerado” escrita em parceria com Cazuza e Ezequiel Neves.

Referências: Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira

Discografia Solo: Leoni – Outro Futuro (2006) Leoni – Ao vivo (2005) Leoni 2+1 (2005) Leoni – Áudio-Retrato (2003)Leoni – Você Sabe O Que Eu Quero Dizer (2002)Super Fantástico (2002)Memê e Eles (1999)Tributo a Cazuza (1999)Leoni – Leoni (1993)

Com Heróis da Resistência: Heróis da Resistência – Heróis Três (1990) Heróis da Resistência – Religio (1986) Heróis da Resistência (1988)

Com Kid Abelha: Kid Abelha – Greatest Hits 80’s (1990) Kid Abelha – Educação Sentimental (1985) Kid Abelha e os Abóboras Selvagens – Seu Espião (1984)