Perfil do Artista

Legião Urbana Renato Russo (Renato Manfredini Júnior, Rio de Janeiro/RJ, 27/03/1960, vocais, violão, baixo), Marcelo Augusto Bonfá (Itapira/SP, 31/01/1965, bateria), Eduardo Outra Villa-Lobos (Dado, Bruxelas/Bélgica, 29/06/1965)

No fim da década de 1970, Renato Russo funda o Aborto Elétrico, ao lado de Fê Lemos, que mais tarde seria o baterista do Capital Inicial, e André Pretórius, na guitarra. A banda fez sua estreia em 1980, em Brasília.

Para a surpresa dos fãs, dois anos mais tarde Renato deixou o grupo e partiu para apresentação solo. Ainda em 1982, fundou o Legião Urbana, ao lado de Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná (guitarra) e Paulo Paulista (teclados).

Com Dado Villa-Lobos assumindo a guitarra, o grupo viaja para o Rio de Janeiro e passa a tocar no underground paulista e carioca. Em 1984, assinaram com um agravadora e gravaram o primeiro LP, já com Renato Rocha (Billy ou Negrete, Rio de Janeiro/RJ, 27/05/61), no baixo. “Será” e “Ainda é cedo” são os hits do disco.

Em 1987, lotavam estádios e casas de shows em todo o Brasil. E neste mesmo ano lançaram “Que País É Este”, formado na sua maior parte por composições antigas. “Faroeste Caboclo” se torna uma das mais executadas de 1988.

Em junho desse mesmo ano, um show no estádio Mané Garrincha, em Brasília, termina em tumulto, com um saldo de mais de duzentos feridos. Billy deixa a Legião no início de 1989, durante as gravações do quarto LP.

A banda opta por seguir como um trio, e lançam “As Quatro Estações”. Chegaram a emplacar os hits: “Há tempos”, “Pais e filhos” e “Meninos e meninas”. A banda volta a excursionar em abril de 1990, com três músicos convidados: o ex-Rosa Púrpura, Alfredo do Nascimento, no violão, Bruno Gonçalves de Araújo, no baixo e Maurício Magalhães de Carvalho nos teclados.

Em 1991, o Legião entrou em um clima mais melancólico, com disco “V”. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, os problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e o alcoolismo. Todas estas complicações se refletiram no álbum que é recheado de canções atípicas para os “padrões” da banda. A atmosférica de “Metal contra as nuvens”, com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa “A Montanha Mágica”, a crítica social de “O Teatro dos Vampiros” e a melancólica “Vento no litoral”.

No ano se guinte lançaram o álbum “O Descobrimento do Brasil”. A data coincide com a época e, que Renato teria iniciado o tratamento para se livrar da dependência. É possível perceber que as letras das canções oscilam entre tristeza e alegria, encontros e despedidas. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum mais “alegre” e delicado da Legião Urbana. E um dos que menos tocou nas rádios.

A última apresentação da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de shows Reggae Night em Santos, litoral do estado de São Paulo. E no ano seguinte lançaram o álbum “A Tempestade” (ou O Livro dos Dias), o último da banda. Este álbum foi lançado inicialmente como um livrinho com capa de papelão e depois como álbum tradicional (caixa de plástico).

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, 11 dias após a morte do vocalista, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de “A Tempestade”.

“Uma Outra Estação” foi um álbum póstumo. A idéia original era de que “A Tempestade” fosse um álbum duplo. Como saiu simples, as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1997. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha e Bi Ribeiro, do Paralamas do Sucesso.

Cinco anos depois, a EMI lançou um álbum duplo ao vivo “Como é que se diz eu te amo”, seguido do lançamento em DVD, com o registro dos últimos três shows da banda, realizados no então Metropolitan no Rio de Janeiro e que tiveram lotação esgotada nos três dias de apresentações.

Em 2004, foi lançado o CD “As quatro estações ao vivo” com as gravações dos shows realizados no estádio Palestra Itália, em São Paulo em 1990.

Referências: Site oficial e Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira

Discografia: Legião Urbana (1984)Legião Urbana Dois (1986)Que País É Este 1978/1987 (1987)As Quatro Estações (1989)V (1991) Música para Acampamentos (1992) (coletânea de gravações ao vivo) O Descobrimento do Brasil (1993) A Tempestade (ou O Livro dos Dias) (1996) Uma Outra Estação (1997) Mais do Mesmo (1998) Acústico MTV Legião Urbana (1999) (gravado ao vivo em 1992) Como É que Se Diz Eu Te Amo (2001) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de “O Descobrimento do Brasil”) As Quatro Estações ao Vivo (2004) (gravado ao vivo em 1990 na turnê de “As Quatro Estações”)