Perfil do Artista

Jauperi Lázaro dos Santos, Salvador, Bahia

Jau integrou o Olodum, aos 17 anos, no final dos anos 1980. Nesta época teve a oportunidade de viajar pela Europa e participar de importantes festivais de música como Montreux, na Suíça, WOMAD, na Inglaterra e Musiques Métisses, na Franaça. Nesta época tocou com nomes da música mundial como, Tracy Chapman, Joan Baez e Paul Simon, o qual chegou a fazer show no Central Park, em Nova York.

O artista também se destaca pela habilidade de compor. Jau é autor de grandes sucessos do grupo como “Canto ao Pescador” e “Jeito Faceiro”. Tem suas composições gravadas por inúmeros artistas. Netinho, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Araketu, são alguns dos grandes nomes que já gravaram um a canção composta por ele.

Em 2005, criou ao lado do Pierre Onassis, ex-parceiro do Olodum, a banda Afrodisíaco. Inovou, inserindo violoncelo e sopro à batida percussiva. Em um ano emplacou dois grandes sucessos, “Já é” e “Café Com Pão”, que ficou conhecida como Vixe Mainha e acabou dando o novo nome da banda, no carnaval do ano seguinte.

Dois anos mais tarde, gravou a música tema do filme Ó Pai Ó, aos lado de Caetano Veloso.

Referência: Site Oficial