Perfil do Artista

Hyldon de Souza Silva Nasceu em Salvador (BA), em 17 de abril de 1951

Hyldon nasceu na Bahia, mas ainda criança se mudou para Teresópolis, no Rio de Janeiro. Formou ao lado de Tim Maia e Cassiano um dos movimentos mais significativos da música negra, a Soul Music Brasileira, quando o freqüentavam um barzinho em Copacabana chamado “Vagão” na década de 1970.

Durante sua adolescência aprendeu a tocar guitarra elétrica e consequentemente se interessou por Iê-iê-iê, por influência de seu primo Pedrinho, que na época integrava o grupo Os Feves. Ainda nesta época, montou um banda chamada Os Abelhas.

Conseguiu um emprego para trabalhar no selo Polydor, da gravadora PolyGram, como produtor de novos artistas, entre eles estavam Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Wanderléa, Odair José, Adilson Ramos e Wanderley Cardoso, este último gravou de sua autoria “Chove, a natureza chora” e Roberto Livi interpretou “Eu me enganei”.

Já nesta época formou o grupo Os Diagonais, ao lado de Cassiano, Camarão (irmão de Cassiano) e Amaro. A banda chegou a excursionar pela Bahia e Minas Gerais. Trabalhou como guitarrista de Tony Tornado, Frank Landi e de Wilson Simonal.

Em 1974, lançou o seu primeiro disco, um compacto simples com a canção “Na rua, na chuva, na fazenda – casinha de sapê”, seu maior sucesso. No ano seguinte, lançou seu segundo compacto, ciom a música de sucesso “As dores do mundo”.

Em 1976, gravou ao lado dos músicos da banda Azymuth, o LP “Deus, a Natureza e a Música”. Neste disco, se destacam as canções “Pra dizer adeus”, e “Primeira pessoa do singular”, música de Hyldon com letra de Caetano Veloso.

No ano seguinte gravou o LP “Nossa História de Amor”, nele participam Dominguinhos, Ed Lincoln, Maurício Einhorn e Zé Bodega. Nesta mesma época gravou com sua mulher Zoé Ruth, o disco infantil A Turminha do Bebê. Por essa época, compôs o tema “O Seu Boneco é o terror”, para o personagem do ator Lug de Paula, produzindo também o álbum.

Em 1998, participou de uma série de shows em homenagem ao compositor Sérgio Sampaio. Em 2000 participou do show e do disco “Tributo a Tim Maia e no ano seguinte, produziu e lançou o CD “Pra Todo Mundo Cantar Junto”, o qual incluiu sucessos seus e de outros autores da MPB.

Depois de um longo tempo sem lançar novidades, o cantor e compositor lançou o seu sétimo álbum “O Vendedor de Sonhos” pelo próprio selo, o DPA Brasil, produtora que mantém junto com a sua esposa.

No ano de 2012 se apresentou no “Rock In Rio Lisboa”, em Portugal, como convidado especial do grupo português Ovelha Negra. Neste mesmo ano gravou um disco de músicas inéditas “Romances urbanos”, com parcerias de ninguém menos que Arnaldo Antunes, Céu, Jorge Vercillo e Pedro Luís. O disco também contou com a participação especial da cantora Roberta Spindel na composição “O velho e novo amor” com Hanna Guerra. Também foi incluída uma gravação da música “Baile black”, parceira com Mano Brown e o rapper Dexter.

Referências: Site oficial e Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira

Discografia: (Sem Data Definida) A turminha do bebê (2010) Hyldon ao Vivo (2008) Soul brasileiro (2003) O vendedor de sonhos (2001) Pra todo mundo cantar junto (2000) Tributo a Tim Maia (1998) Velhos camaradas (1977) Nossa história de amor (1976) Deus, a natureza e a música (1975) As dores do mundo (1975) Na rua, na chuva, na fazenda (1974) Na rua, na chuva, na fazenda/Casinha de sapê