Gilberto Passos Gil Moreira, ou somente Gilberto Gil, é um dos nomes mais importantes para a história da música brasileira. Ganhou fama como compositor de letras fortes sobre temas delicados, numa época onde canções desse tipo não eram tão bem aceitas – o que desencadeou uma série de consequências para Gil.

Nesse artigo, você verá quem é Gilberto Gil, toda a carreira do artista, a importância dele para o País, 5 curiosidades sobre sua vida e as músicas que não podem faltar na sua playlist.

Conheça mais sobre Gilberto Gil, um dos maiores nomes da MPB.
Conheça mais sobre Gilberto Gil, um dos maiores nomes da MPB. | Foto: Gerard Giaume.

Quem é Gilberto Gil?

Gilberto Gil nasceu em Salvador, Bahia, do ano de 1942. Tem 8 filhos e 7 netos. Seu filho José Gil e seus netos Francisco Gil e João Gil formaram um trio musical chamado “Gilsons”, em homenagem a família.

A carreira de Gilberto Gil

A carreira de Gilberto Gil começou influenciada pelo Luiz Gonzaga, no acordeon. Quando surgiu João Gilberto, trazendo músicas tranquilas e um modo único de tocar seu violão, Gil viu-se mais uma vez influenciado por outro grande artista e decide se aprofundar nos estudos e na composição com o violão.            

Suas canções, sempre com características muito pessoais, logo começam a fazer sucesso. Seu primeiro LP foi “Louvação”, lançado em 1967, em que Gil colocou elementos musicais bem regionais, vistos em músicas como “Procissão” e “Louvação”.

Pouco tempo antes do lançamento do seu primeiro LP, os caminhos de Gilberto Gil e Caetano Veloso se cruzam, em 1963, na Universidade de Brasília. Juntos, participaram da fundação do movimento tropicalista, também chamado Tropicália, que incluía grandes artistas como Mutantes, Tom Zé e Gal Costa. O movimento foi considerado uma ameaça para o governo ditatorial da época, que logo após o AI-5, prende Gil e Caetano fazendo os dois serem obrigados a se exilar em Londres.

Já exilado na Inglaterra, a influência dos Beatles sobre Gil é maior do que nunca Lá, diretamente de Londres, grava um disco com canções em português e inglês.

Gil e Caetano conseguem voltar ao Brasil, em 1972, seguem suas carreiras e continuam fazendo muito sucesso, com canções premiadíssimas.

Gilberto Gil, ainda faz parte da trilha sonora de um programa televisivo que é sucesso até os dias de hoje, o “Sítio do Picapau Amarelo”.

Como Gilberto Gil marca a história do Brasil?

É fato que Gilberto Gil é um dos artistas de maior importância para a música popular brasileira. Mas, afinal, o que ele fez de tão grande que marcou a história do Brasil?

Primeiro, suas músicas abrangem muitos ritmos diferentes, como o axé, o reggae e a bossa-nova, com letras abordando desigualdade social e racial, religião, política, etc. Tudo isso na década de 60, quando o país passava pela ditadura militar.

Gil também foi fundamental na criação do movimento tropicalista, um movimento cultural marcado pela revolta contra a ditadura militar, junto a outros grandes nomes da música brasileira da época, como Caetano Veloso, Gal Costa, Torquato Neto e Os Mutantes. O tropicalismo fazia uma junção da música brasileira com aspectos da música e cultura americana e inglesa.

A canção “Aquele Abraço” foi a última que Gil gravou antes de ser exilado. Ela serviu, e ainda serve, como uma canção de homenagem à Cidade Maravilhosa, mas também como música de despedida e crítica à ditadura.

5 fatos sobre Gilberto Gil

A vida de Gilberto Gil, dentro e fora da música, possui algumas curiosidades e fatos interessantes.

  1. Gil cursou Administração de Empresas na Universidade da Bahia e trabalhou como fiscal na alfândega de Salvador.
  2. Gilberto lançou uma versão em português, chamada “Não Chore Mais”, da canção “No Woman No Cry”, de Bob Marley.
  3. Outra conquista incrível de Gilberto Gil são, entre diversos álbuns lançados, seus 8 grammys.
  4. Mais um fato interessante sobre a vida de Gil é que em 2001 ele foi nomeado embaixador da FAO, órgão da ONU responsável pela agricultura do planeta.
  5. E em 2002, Gil foi convidado e aceitou ser o Ministro da Cultura do governo Lula.

Quais músicas de Gilberto Gil não podem ficar de fora da sua playlist?

Gilberto Gil é sinônimo de música boa, e ao longo dos seus 80 anos de vida lançou diversas músicas incríveis que viraram sucessos não só na sua voz, mas como na de outros grandes artistas também.

E agora, que você já sabe quem é esse grande artista, vamos ver algumas músicas dele que não podem ficar de fora da sua playlist!

Sítio do Picapau Amarelo – 1977

“Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo, sítio do pica-pau amarelo”, quem nunca ouviu essa música sequer uma vez na vida?  Lançada em 1977, a canção feita para o programa de televisão inspirado nas histórias de Monteiro Lobato faz sucesso até hoje com crianças e adultos.

Boneca de pano é gente

Sabugo de milho é gente

O sol nascente é tão belo

Sítio do Pica-Pau amarelo

Esperando na Janela – 2000

Música eternizada na voz de Gil, “Esperando na Janela” traz um ritmo envolvente, tranquilo e uma letra que é uma explícita declaração de amor. Mais do que recomendada para você adicionar na sua playlist.

Por isso vou na casa dela, ai,ai

Falar do meu amor pra ela, vai

Tá me esperando na janela

Não sei se vou me segurar

Aquele Abraço – 1969

Música importantíssima para o movimento tropicalista, além de ser uma homenagem à capital carioca,Gilberto Gil ainda faz uma crítica à ditadura. E é mais uma canção para você se deliciar ouvindo a quantidade de instrumentos incríveis.

Alô, alô Realengo

Aquele abraço

Alô torcida do Flamengo

Aquele abraço

Para finalizar esse artigo deixamos aqui nosso viva Gilberto Gil!

E para conhecer mais sobre Gilberto Gil e outros artistas incríveis na NovaBrasil FM, acesse aqui e explore nossos conteúdos.