Perfil do Artista

Flávia Bittencourt é uma das novas cantoras e compositoras brasileiras elogiadas pelos críticos e por artistas e escritores como Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Ferreira Gullar e Dominguinhos. As raízes culturais desta cantora maranhense estão presentes na escolha de seu repertório, que sempre traz manifestações da cultura popular de seu estado natal, dialogando naturalmente com composições próprias e de outros compositores.

Flávia Bittencourt nasceu no Maranhão, iniciou sua carreira na adolescência, influenciada por cantores e compositores como Dominguinhos, Lenine, Elizeth Cardoso, Beatles e manifestações culturais do Maranhão como bumba-meu-boi, tambor de crioula, bloco tradicional.

Radicada atualmente no Rio de Janeiro, Flávia já dividiu palco com Lenine, Adriana Calcanhoto, Alcione, Geraldo Azevedo entre outros.

Seu álbum de estreia, “Sentido”, em 2005, teve a música “Terra de Noel” incluída na trilha-sonora da novela “América” da TV Globo. Foi lançado em várias cidades do Brasil e na Europa, passando por Paris, Toulouse, Nice, Toulon e Marseille – França, Lisboa – Portugal, Roma – Itália e Bruxellas – Bélgica.

Em 2007, participou do projeto Samba Novo (Som Livre), que contou com a participação dos novos nomes da MPB.

A artista gravou seu segundo CD em 2010, “Todo Domingos”, dedicado ao cancioneiro de Dominguinhos, que também participa do mesmo, a turnê deste trabalho contou com shows em diversas cidades brasileiras, inclusive com o próprio Dominguinhos, além da turnê internacional nas cidades de Varsóvia-Polônia, Birmingham-Inglaterra, Madri e Barcelona – Espanha. Em julho de 2011, apresentou-se em Luanda, Angola, ao lado da Orquestra do Rio de Janeiro.

Em “Todo Domingos”, Flávia, com seu timbre brejeiro, seguro e cativante, deu vida nova a composições como “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”, que ganhou elementos do flamenco e do bumba-meu-boi. O CD também trouxe à tona músicas menos conhecidas de Dominguinhos, como “Diz Amiga”, composição dele em parceria com Guadalupe.

Realizando shows nas principais capitais brasileiras, Flávia tem o dom de levantar a plateia, seja com músicas já consagradas ou com novas composições. Nos últimos meses participou do festival de Itabira, realizou 3 shows durante os festejos juninas em São Luiz. Participou da Virada Cultural no Vale do Anhangabaú em São Paulo com um show em homenagem a Elis Regina.

“Onde Você Levar”

Visite o site oficial