Perfil do Artista

Bebel Gilberto (Isabel Gilberto) Nascida no dia 12 de maio de 1966 em Nova York (USA)

A filha de João Gilberto e Miúcha trocou Ipanema, por Manhattan, onde nasceu. Atualmente vive em Nova Iorque, e por isso, divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil.

Bebel Gilberto começou a cantar desde cedo, participando de coros infantis em discos e musicais como Saltimbancos e Pirlimpimpim.

Sua primeira apresentação foi ao lado de seu pai. Cantou a música “Chega de saudade”, no especial João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, em 1980. Nesta mesma época, trabalhou no filme A Cor do seu Destino, de Jorge Durán.

Nesta mesma época participou do disco e projetos Red, Hot+AIDS ao lado da dupla Eveything But The Girl, George Michel entre outros grande nomes da música internacional. Colaborou também no disco do produtor japonês Towa Tei, Future Listening, cantando os hits “Technova” e “Batucada”.

Chegou no seu auge do reconhecimento quando gravou o disco “Tanto Tempo”, lançando em 2000. Ela conquistou as pistas dos clubes mundiais e também a posição de artista brasileira que mais vendeu discos nos Estados Unidos desde os anos 1960.

O segundo álbum saiu quatro anos mais tarde, o “Bebel Gilberto”, que reforçou seu lado compositora. Com Momento (2007), seu terceiro CD em sete anos, ela fez uma fusão das duas vertentes: a bossa nova e o pop. No disco, a maioria das músicas foram compostas por ela, que ora usa o português, como em “Um segundo”, ora o inglês ou então as duas línguas ao mesmo tempo, como em “Words” para se expressar melhor.

A turnê de divulgação de Momento começou na Europa, passou por algumas cidades americanas e pelo Canadá com Bebel de pé esquerdo numa bota de gesso. Pouco antes do lançamento do disco, um bêbado com quase o dobro da sua altura despencou em cima dela, que ainda riu ao ver como o pé ficou pendurado e balançando. Foram duas cirurgias, a primeira em março e a segunda dois meses depois, para colocação de 16 pinos. Por causa do acidente, Bebel teve de acompanhar os ensaios da sua banda imóvel na cama por meio do Skype.

Em 2009, lançou o CD “All in One”, contendo grandes sucessos, como “Canção de amor”, “Ela (On my Way)”, “Forever”, “Secret”, “Port Antonio” e “All in One”, além de “Sun Is Shining” de Bob Marley, e a regravação de “Bim Bom”, escrita pelo seu pai, João Gilberto.

Referência: Dicionário da Música Brasileira Cravo Albin, site oficial e Wikipédia

Discografia: Bebel Gilberto (EP) (1986) De Tarde, Vendo O Mar (com Luizão Maia & Banzai) (1991) Tanto Tempo (2000) Tanto Tempo Remixes (2001)Bebel Gilberto (2004)Bebel Gilberto Remixed (2005)Momento (2007)All In One (2009)