Perfil do Artista

Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto nasceu em 25/11/1978, no Rio de Janeiro

Anna Ratto integrou por quatro anos o Bloco Quizomba, do Rio de Janeiro, quando ainda era conhecida pelo nome artístico de Anna Luisa. Na época, chegou a viajar pelo Brasil fazendo shows e mostrando o repertório de grandes sucessos em diversos estilos e releituras de canções que ficaram conhecidas nas vozes de artistas como Jorge Benjor, Tim Maia, Seu Jorge, O Rappa e Chico Sciense.

Em 2006, a cantora lançou seu primeiro disco solo: “Do zero”, que teve a faixa-título composta por Pedro Luís e Seu Jorge, além de mais onze canções autorais. Neste mesmo ano, participou do “Festival de Inverno do SESC-RIO” e ainda se classificou como um dos artistas selecionados para o projeto musical “Sesc Mistura Sound”.

No ano seguinte chegou a participar do programa “Som Brasil – Homenagem a Raul Seixas”, exibido pela Rede Globo.  Ela também fez parte da atração “Mosaicos”, da TV Cultura de São Paulo, na qual interpretou composições de Vinicius de Moraes e seus parceiros.

Lançou o CD “Girando” com diversas músicas próprias, além de interpretar outros compositores de sua geração, em 2008. Neste álbum também interpretou “Cachaça mecânica”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, “Parabolicamará”, de Gilberto Gil, “Os pingos da chuva”, de Pepeu Gomes, Moraes Moreira e Luiz Galvão e “No cordão da saideira”, de Edu Lobo, que participou do disco fazendo dueto nesta faixa.

A convite do cantor e produtor musical Jair Oliveira, participou do DVD “O samba me contou”, de Luciana Mello, lançado em 2009. Neste mesmo ano, excursionou pelo Brasil, ao lado da cantora Alexia Bomtempo, para lançar o DVD do grupo “Doces Cariocas”, o qual fez parte.

Depois de apresentar o show de lançamento do CD “Girando”, no Rio de Janeiro, gravou o primeiro clipe “Tonta”, que contou com a participação do ator Flávio Bauraqui. Também em 2010, participou da gravação do DVD do bloco carnavalesco Quizomba, durante um espetáculo no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Em 2011 participou com sua banda do programa “Afinando a Língua”, apresentado por Tony Bellotto, no Canal Futura.

No ano seguinte, lançou seu terceiro CD, “Anna Ratto”, com seis composições de sua autoria, além de regravações de “Frevo (Pecadinho)” e “Se o caso é chorar”, ambas de Tom Zé, e da inédita “Pensando bem”, de Dani Black.

Fonte: Site oficial e Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

Referência: (2012) Anna Ratto (2008) Girando (2006) Do zero